O criador Cleibe Souza, de Mineiros-GO, enviou a seguinte dúvida para o Giro do Boi: “Colocando touro Nelore com vaca Girolando, vou conseguir uma boa linhagem (peso) para corte?”
O programa procurou o zootecnista Ricardo Abreu, gerente de fomento da ABCZ, a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu, para explicar a situação do produtor.
“Utilizando touros Zebu de corte, no caso a raça Nelore, você pode agregar, sim, com bezerro de corte para vender. Só que para responder a sua pergunta, que é se vai ter uma boa linhagem para peso de gade de corte com o fruto desse acasalamento de uma vaca Girolando com touro Nelore, o produto em si não vai ser uma linhagem especializada para corte porque a matriz, a fêmea, é de uma raça sintética para produção de leite”, ponderou.
“Você agrega para o bezerro comercialmente porque você vai atender regionalmente para quem quer um bezerro bom de corte, mas para fazer uma linhagem básica para corte, esse cruzamento não é o mais adequado”, reforçou.
“O adequado é que, realmente você querendo fazer gado de corte, que você tenha fêmeas Nelore PO, Nelore comercial e que utilize um touro Nelore de boa procedência, um touro Nelore PO com registro definitivo junto à ABCZ, porque isso garante a acuidade das informações desse touro, também atendendo ao padrão racial e de morfologia e também que esse touro tenha informação da predição dos seus valores genéticos através de suas DEPs”, afirmou Abreu.
+ Vou produzir bons bezerros de corte cruzando vacas Girolando com Nelore?
O especialista apontou quais são as DEPs mais desejáveis na busca por uma boa linhagem de gado de corte. “DEPs para peso nas diferentes idade, DEP para características maternais das suas filhas, DEPs para as características reprodutivas, isto é, um pacote completo. Investir num touro Zebu Nelore PO melhorador é de um excelente custo benefício porque assim você vai agregar, com certeza, dentro do seu objetivo, que é ter uma boa linhagem para corte. Aí nessa região de Mineiros, em Goiás, que tem forte na agricultura, forte na pecuária, forte também na integração lavoura-pecuária, tendo uma boa genética com bom manejo nutricional e gestão, com certeza você vai ter sucesso, sim, na sua atividade”, projetou.
Qual é a sua dúvida sobre cruzamento para gado leiteiro? Envie para o programa no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].
Confira a resposta completa do zootecnista Ricardo Abreu ao criador goiano: