Você tem uma área de pasto piloto? Saiba por que ela pode mudar o desempenho do gado da fazenda. Assista ao vídeo abaixo e saiba os detalhes.
A recomendação de uma reserva da propriedade para uma área de pasto piloto foi do engenheiro agrônomo e doutor em ciência animal Moacyr Corsi.
Ele é professor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo (Esalq/USP) e um dos maiores pesquisadores da área no mundo.
“Aprendemos com o erro, por isso com uma área piloto, podemos errar menos e aprender”, diz Corsi.
O pesquisador foi um dos palestrantes no Feedlot Summit Brazil 2022. O evento foi realizado pela consultoria Coan e reuniu um pouco mais de 1,2 mil participantes entre pecuaristas e profissionais da pecuária.
Monitoramento da área de pastagem teste
O pesquisador destaca que o monitoramento dessa área de teste é importante para que o pecuarista possa descobrir formas de manejo e, assim, dar mais resultado na propriedade.
Uma área experimental dá a oportunidade de o produtor fazer todas as medições necessárias para acompanhar o desempenho do rebanho.
“Um dos dados que mais falta é o acompanhamento do peso dos animais”, diz Corsi.
Para o especialista, este é o principal dado que fará a diferença para a propriedade, mostrando se a taxa de lotação está boa ou não ou mesmo se falta um manejo do pasto, com a adubação de pasto.
Um pasto bem manejado é o que entregará bois mais preparados para uma terminação eficiente num confinamento.