Visita técnica programada otimiza transporte do boi gordo para abate

Profissionais do transporte analisam condições das estradas até as fazendas e as estruturas internas, como curral e embarcadouro, para definir o melhor tipo de caminhão

O quadro Giro na Estrada desta quinta, 26, apresentou uma ferramenta que pode ajudar os pecuaristas na melhoria do embarque dos seus animais para abate. Trata-se de uma visita técnica realizada por profissionais do transporte boiadeiro em fazendas para checar condições de estrada e estrutura de embarcadouro das propriedades para saber qual é o melhor tipo de caminhão para a demanda.

Quem explicou os detalhes foi o engenheiro agrônomo e coordenador de logística da JBS Carnes Brasil, Leonardo Vieira. “A gente utiliza a visita técnica principalmente para ver se a propriedade é apta para entrar uma carreta dois andares, que é uma carreta altamente adaptada ao bem-estar animal para conseguir transportar de maneira mais adequada. Além disso, impacta na redução de veículos que passam em uma mesma estrada. A gente faz da seguinte forma: o pecuarista solicita isso à unidade e nós enviamos um supervisor até em conjunto com a equipe de originação para ver se a estrada não possui nenhum problema de ponte, árvore, fiação, algo que dificulte devido à altura do veículo, e dentro da fazenda se ela possui aptidão para receber uma carreta desse tamanho”, resumiu.

Veja as fotos das visitas técnicas e a entrevista de Leonardo Vieira na íntegra pelo vídeo abaixo: