CONTROLE PARASITÁRIO

Verminose pode levar a perdas de até 2 quilos na desmama do bezerro

Confira quais devem ser os cuidados com tratamento da verminose no gado na entrevista com o médico veterinário Felipe Pivoto, coordenador regional para o Rio Grande do Sul da Vetoquinol Saúde Animal

A verminose é um mal que o pecuarista deve ficar muito atento na fazenda, especialmente com os cuidados com os bezerros. Ela pode refletir em perdas de até dois quilos na desmama. Assista ao vídeo abaixo e confira os detalhes.

Nesta segunda-feira, 10, o Giro do Boi entrevistou o médico veterinário Felipe Pivoto. Ele é coordenador regional para o Rio Grande do Sul da Vetoquinol Saúde Animal.

O especialista da companhia falou quais devem ser os cuidados necessários com o tratamento da verminose no gado. Ele relatou um estudo sobre o impacto da verminose na desmama.

“Eu acabei fazendo um trabalho e num grupo de animais que a gente não fez um controle de verminose efetivo no dia da desmama”, diz Pivoto.

Em 33 dias foi observado perdas de dois quilos em relação aos animais em que foi feito um controle efetivo de verminose.

Portanto, no protocolo de desmama é fundamental que sejam utilizados produtos de alta eficácia.

Diagnóstico direto na fazenda

Verminose: mais de 2 milhões de bovinos recebem diagnóstico direto da fazenda
Técnicos fazem diagnóstico de vermes do gado na hora na fazenda. Foto: Reprodução

Uma das grandes ferramentas para os pecuaristas reduzirem as perdas por vermes intestinais, é o serviço de mini laboratórios da Vetoquinol pelo País.

“A gente tem mais de 70 mini laboratórios de um serviço que normalmente chega a custar mais de R$ 300 e que disponibilizamos de forma gratuita, pensando num trabalho em prol da pecuária”, diz Pivoto.

Estes 70 mini laboratórios são itinerantes e levam um microscópio para realizar testes e um diagnóstico de doenças mais preciso por todo o País.

Entre os exames principais está o teste de OPG. A sigla OPG se refere à técnica laboratorial de contagem de ovos por grama de fezes. 

O exame tem ajudado e muito os pecuaristas por todo o País. Em 2022, foram cerca de 600 propriedades atendidas e a avaliação direta de mais de 2 milhões de bovinos.

Prejuízos altos com a verminose

Aplicação de parasiticida no rebanho. Foto: Reprodução
Aplicação de parasiticida no rebanho. Foto: Reprodução

As verminoses trazem um enorme prejuízo ao pecuarista. As estimativas apontam perdas superiores a US$ 7 bilhões por ano ao produtor de carne e leite.

O ganho de peso dos animais é bastante comprometido por conta dos vermes e de carona os ectoparasitas também ajudam com esta perda.

O momento é ainda mais desafiador por causa do desmame, quando o bezerro é apartado da mãe e passa um longo período de recria sem o auxílio do aleitamento, e a pouca comida que é oferecida à ele acaba alimentando os parasitos em vez do gado.