O combate à verminose levou mais 2 milhões de bovinos a receber um diagnóstico direto da fazenda. Este foi o principal resultado do programa OPG Multi Ação da Vetoquinol Saúde Animal. Assista ao vídeo abaixo e confira os detalhes da iniciativa.
Quem deu detalhes deste programa foi o engenheiro agrônomo Antonio Coutinho, gerente de Marketing para grandes animais da companhia.
“A verminose pode causar um prejuízo de 40 quilos de carne por bovino. A perda pode ser de R$ 650 por ano por animal. Se um pecuarista possuir 100 animais as perdas podem chegar a R$ 65 mil por ano”, diz Coutinho.
Combate à verminose com mini laboratórios itinerantes
Para reduzir essas perdas, a Vetoquinol possui 50 técnicos a campo que levam o serviço dos mini laboratórios itinerantes.
Eles levam um microscópio para realizar testes e um diagnóstico de doenças mais preciso por todo o País.
Entre os exames principais está o teste de OPG. A sigla OPG se refere à técnica laboratorial de contagem de ovos por grama de fezes.
O exame tem ajudado e muito os pecuaristas por todo o País. Em 2022, foram cerca de mais de 600 propriedade atendidas e a avaliação direta de mais de 2 milhões de bovinos.
Prejuízos da pecuária nacional com as verminoses
As verminoses atingem os bovinos de corte e leite e podem reduzir até 30% de sua produção.
Estudos da Unesp e Embrapa, mostram que essas doenças causam um prejuízo de 30 a 70 quilos por ano em bovinos de corte, e 90% dos casos não apresentam sintomas, ou seja, são subclínicos.
“A verminose é de fato um dos problemas mais sérios da área de sanidade animal”, diz Coutinho.
Por isso é importante o pecuarista ter a tecnologia aliada a sanidade do seu rebanho.
Como receber a visita de um veterinário?
O serviço da Vetoquinol está presente em todo o País. O pecuarista pode fazer o agendamento da visita do técnico da companhia através do Sistema de Atendimento ao Consumidor (SAC).
O número telefônico de contato é o 0800 741 1005 ou mesmo por e-mail do próprio Coutinho: [email protected].