Vergalho ou vergalhão, também conhecido como o órgão reprodutor do boi. Isso mesmo, o vergalho bovino, nada mais é do que o pênis do boi, iguaria consumida no mundo inteiro.
Mas para que serve o vergalho?
O vergalho para quem não sabe e estranha quando se fala desse ‘pedaço de carne’, ele é usado na culinária, como forma de petiscos para pets e também em tratamentos medicinais.
Curiosidades sobre o vergalhão de boi
O vergalho bovino, virou petisco desidratado mastigável para cães e gatos, por conter baixo teor de colesterol, ser uma carne natural composta de proteína e taurina, além de auxiliar na limpeza dos dentes e gengivas.
Na China por exemplo, o vergalho de boi, é um produto achado com facilidade em receitas gastronômicas, pois proporciona a sensação afrodisíaca no organismo humano.
Se você tem curiosidade em experimentar essa iguaria, é melhor preparar o bolso, pois os pratos em diferentes restaurantes podem chegar a valer cerca de US$ 200.
Estas partes do boi como o testículo, vísceras e miúdos, são consumidas tradicionalmente em países do oriente. Sendo a maioria dos despojos exportados do Brasil.
Despojos bovinos
De acordo com a Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo), os despojos são porções não comestíveis extraídas dos abates de bovinos.
Categoria que garante 95% da exportação do subproduto para consumo em países da Ásia e África.
Segundo informações da Embrapa Gado de Corte, existem 49 segmentos industriais que dependem dos subprodutos bovinos, classificados como não comestíveis e comestíveis. Podendo determinados produtos se enquadrarem em ambas as categorias.
Subprodutos comestíveis
O mais consumido é o fígado, mas a língua, miolo, rabo, bucho, vergalho e coração, também são classificados.
Subprodutos não comestíveis
Eles são desmembrados em diferentes subprodutos como a bílis, usada em produtos farmacêuticos, pele, sangue, pelo e glândulas, também são reaproveitados.
O berro que o bovino reproduz, também é usado em gravações sonora de filmes, tv, músicas e até mesmo em festas de peões.
Portanto, pode se dizer que o boi é um dos poucos animais no mundo, dos quais se aproveita 100% do animal.
Link externo