
O Index ASBIA do terceiro trimestre de 2025, elaborado pelo Centro de Estudos em Economia Aplicada (Cepea) a pedido da Associação Brasileira de Inseminação Artificial (ASBIA), indica aumento no uso de material genético por pecuaristas entre julho e setembro.
Na pecuária de corte, o volume de doses de sêmen subiu 11,5%, passando de 5,9 milhões para 6,6 milhões. No setor leiteiro, houve avanço de 12,4%, de 1,5 milhão para 1,7 milhão de doses. Somadas, as duas atividades registraram crescimento de 11,7%, de 7,4 milhões para 8,3 milhões de doses.
A produção total de sêmen, considerando material de corte e leite, alcançou 6,9 milhões de doses, alta de 29,6% sobre o trimestre anterior.
Saiba mais:
Importações e exportações seguem em expansão
As importações de material genético cresceram 29,8%, passando de 1,7 milhão para 2,3 milhões de doses no período. As exportações também aumentaram. No corte, as vendas externas subiram 26,7%, de 175.968 para 222.903 doses. No leite, houve avanço de 20,5%, com crescimento de 83.171 para 89.460 doses.
“Essa é uma demonstração clara do quanto o mercado internacional confia na qualidade da nossa pecuária – uma das mais importantes do mundo”, afirma Lilian Matimoto, executiva da ASBIA.
Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!
Prestação de serviço tem mais adesão
A prestação de serviço — quando empresas especializadas coletam e industrializam sêmen de reprodutores dos próprios produtores — subiu 7,4%, de 325.685 para 349.719 doses.
Para Matimoto, os indicadores reforçam o avanço da genética como ferramenta de melhoramento. “Todos esses dados nos trazem muita satisfação. Temos trabalhado para levar a mensagem da importância do investimento em genética para o contínuo aumento da produtividade da pecuária e, a cada relatório trimestral, sentimos que essa dedicação tem surtido efeito”.
O levantamento mostra ainda que a inseminação artificial esteve presente em 78,7% dos municípios brasileiros no terceiro trimestre de 2025.
As informações completas do Index ASBIA podem ser consultadas no site da associação.
News Giro do Boi no Zap!
Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi 2.