Meteorologista alertou que precipitações podem chegar ao acumulado de 100 mm em locais na região central de Minas Gerais, serrana do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso e algumas áreas da Bacia Amazônica
Na previsão do tempo desta sexta, dia 13, o meteorologista do Inmet Marcelo Schneider, órgão vinculado ao MAPA, fez um panorama do tempo para os próximos 15 dias em todo o Brasil. “Na próxima semana, Norte do Rio Grande do Sul e as áreas do Sul do país voltam a ter instabilidade, inclusive com alguns temporais. Santa Catarina e Paraná com volume que podem superar os 50 mm de água”.
“Depois do Sul do país, entre terça e quarta-feira, a instabilidade sobe novamente, tem evento de frente fria, e parte do Brasil Central terão volumes também acima dos 50 mm, indicando bastante precipitação”. acrescentou Schneider.
O meteorologista fez um levantamento dos estados que vão receber mais de 100 mm. “Um resumo da precipitação indica que os maiores acumulados fica sobre a região central de Minas Gerais, serrana do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, e algumas áreas da Bacia Amazônica. Para a outra semana, a partir de 23 de novembro, as chuvas chegam a Bahia, até o sertão, semiárido e agreste baiano, e a na região Norte até o Pará e o estado do Amazonas”, conclui o doutor em meteorologia.
Confira a previsão completa e os mapas a seguir: