Como é realizada a instalação dos bebedouros de água para bovinos feitos com os pneus gigantes? O pecuarista Jeferson Ruiz enviou sua dúvida para que fosse respondida pelo médico veterinário Fernando Loureiro, embaixador do tema no programa. “É bem simples a instalação do bebedouro de pneu”, adiantou o especialista.
+ Conheça o “bebedouro ecológico” que está ganhando fama no Brasil
“A gente recomenda colocar cascalho na parte central do fundo e só no talão do pneu – aquela parte que prende no aro da roda, lá vai estar o talão do pneu – ali se faz um tampão de concreto feito na própria fazenda com cimento, areia e pedra num traço forte de 1 x 1 x 1, bem socado. O cimento dilata, expande, curando submerso em água e ele aperta toda a parede de borracha. É o suficiente para ocorrer a vedação sem que haja vazamento, infiltração. É bem tranquilo”, resumiu.
Loureiro explicou também como é feita a reposição de água do reservatório. “A entrada de água tanto pode ser feita por um cano no centro do bebedouro, chumbado no concreto. Mas a parte que a gente prefere, que mais recomenda é que o cano seja externo ao bebedouro. Por fora do bebedouro se coloca uma curva 90 graus, subindo a parede com um cano de ¾ de polegada ou 1 polegada, subindo rente ao bebedouro, depois fazendo outra curva 90 graus e aí usando uma luva de adaptação, que é rosqueada para instalação da boia”, explicou (as imagens estão no vídeo abaixo nesta página).
Segundo o profissional, o cano na parte externa do bebedouro deve ter um suporte para evitar depredação pelo movimento natural do gado. “Aí se protege esse cano como restos de postes de cerca. Pode ser o postezinho de eucalipto, de aroeira, do que tiver na região. Mas se faz uma proteção para os animais não se coçarem, não ficaram ali curiosos naquele encanamento porque pode vir a quebrar”, justificou.
Loureiro também detalhou as recomendações de limpeza para a estrutura. “A parte da limpeza, a gente tem sempre os vídeos com o manejo mais indicado (confira os detalhes na prática pelo vídeo abaixo nesta página). O método mais rápido, mais eficiente é com uso daquelas mangueiras sanfonadas azuis, de uso em piscina, adaptada numa motobomba portátil dessas à gasolina. Esse seria o ideal. Mas só a mangueira, sem a motobomba, também faz o mesmo efeito. Você vai fazer como se fosse um sifão e retirar a água por diferencial de pressão, puxando, enche a mangueira, tira todo o ar e retira a água também. Tem vídeos para demonstrar esse processo, que é bem simples e fácil”, assegurou.
“O mais importante é: não esqueça de lavar o bebedouro pelo menos uma vez por semana, removendo toda a matéria orgânica, o lodo, o limo que se cria ali, grudado nas paredes. Esfregue com uma vassoura ou uma escova, retirando toda essa sujeira, para os animais sempre terem à disposição uma água bem limpa, num bebedouro limpo, que vai aumentar o desempenho dos animais. Eles vão beber mais água e, na sequência, vão comer melhor mais pasto, mais capim e mais suplemento. Por isso vão ter resultado melhor”, garantiu o veterinário.
+ Saiba com que frequência você deve lavar os bebedouros de água do seu gado
+ Pesquisador indica os seis passos essenciais da limpeza de bebedouros
+ O boi engorda mais tomando água tratada na pilheta do que se beber no açude?
Leia também:
+ A água servida no bebedouro de pneu é segura para o gado beber?
+ Como construir bebedouro com pneu? Ele é melhor que o de cimento?
Confira a resposta completa do especialista clicando no play: