Veja como é feita a programação da viagem de três pernas no transporte boiadeiro

Operação consiste em casar embarque/desembarque de gado magro em determinada fazenda com a carreta voltando carregada de boi gordo para abate, reduzindo os custos

No quadro Giro na Estrada desta sexta, 26, o supervisor de transporte da transportadora TRP Ivan de Assis Zanetti, que atende a unidade Friboi em Andradina, explicou como funciona a viagem de três pernas no transporte boiadeiro, que pode atender produtores que fazem cria e/ou recria em fazenda diferente de onde a engorda é feita ou produtores que precisam comprar a reposição de modo geral.

A viagem de três pernas consiste em carregar gado magro em determinada propriedade, levar até a fazenda de terminação e voltar desta fazenda com gado gordo para o abate na indústria, poupando tempo e também reduzindo o custo da operação.

Com operação especial de logística, pecuarista economiza 50% no custo do frete

Zanetti exemplificou o trabalho com a operação feita em parceria com a Agropastoril Paschoal Campanelli. “A gente pega a programação do gado gordo nas escalas aqui no frigorífico e alinha junto com o pessoal da Agropastoril Paschoal Campanelli o transporte do gado magro que a gente vai carregar. Com a terceira perna, a gente volta carregado de boi gordo. Então a gente vai em um determinado dia, com antecedência, carrega o gado magro, descarrega, pousa na fazenda destino e, no outro dia cedinho, a gente começa o embarque do boi gordo com o retorno para Andradina”, explicou.

O supervisor elogiou a organização da empresa, que prepara lotes e documentação de transporte com antecedência para evitar interrupções no fluxo das carretas e também para não atrapalhar o próprio manejo de reposição das suas fazendas. “São muito organizados, cada um no seu setor, e isso facilita muito o nosso trabalho porque tudo o que é combinado é cumprido e praticamente um processo depende do outro”, reforçou.

+ Transportadora cria serviço para pecuarista economizar com o frete do gado magro

Com gado magro valorizado, ajuda no frete atrai pecuarista

Ainda em sua participação, Ivan destacou o fluxo intenso de viagens da transportadora com destino à unidade de Castilho-SP do Confinamento JBS, que nesta época do ano, de entressafra, está com baias esgotadas e trabalhando com agendamento de lotes para entrar em cocho para a terminação ainda neste inverno.

Como agilizar o embarque de gado magro para a terminação em confinamento?

Veja o quadro Giro na Estrada desta sexta, 26, na íntegra pelo vídeo a seguir: