No Giro pelo Brasil desta quarta, 04, o médico veterinário pela UFG Tiago dos Santos Caldeira, promotor de demanda da Boehringer Saúde Animal para o Norte de Goiás e Sul do Tocantins, explicou aos pecuaristas quais são as recomendações de cuidados com a sanidade dos bovinos no período de inverno, em que o confinamento vira ferramenta de terminação e abre portas para verminoses, doenças do casco, respiratórias e BVD (diarreia viral bovina).
O veterinário alertou que uma infestação moderada com vermes pode comprometer entre 10% e 12% do peso final de cada animal em confinamento, o que, muitas vezes, significa exatamente o lucro da operação. No entanto, o problema é fácil de ser resolvido com a aplicação de um protocolo antes da entrada para engorda em cocho.
Além da verminose, problemas de casco, doenças respiratórias e BVD também podem trazer prejuízos ao pecuarista. Nesta época de confinamento, o tempo seco e a aglomeração de animais favorecem o desenvolvimento destes males, que podem ser combatidos por meio de um bom programa sanitário e observação constantes dos animais que apresentam sintomas, como isolamento do lote no piquete e falta de força para checar ao cocho, por exemplo.
Confira as dicas do médico veterinário no vídeo abaixo: