Vai chover no fim de semana? Primordialmente em sua participação no Giro do Boi desta sexta, 18, o meteorologista Marcelo Schneider falou sobre a concentração das chuvas nos próximos dias.
Segundo o coordenador regional do Inmet, sexta, sábado e domingo um canal de umidade fica de certa forma semi estacionário entre MG, ES, norte do RJ e pega ainda áreas do interior do Brasil. “Então, nos próximos dias, a instabilidade continua em grande parte dessa região Centro-Oeste e Sudeste”, disse em síntese.
VAI CHOVER NO FIM DE SEMANA? CONFIRA OS VOLUMES!
Em seguida, Schneider detalhou os locais da chuva e adiantou o volume. “Algumas regiões entre MG, GO, TO, norte de MT vão ter volumes passando de 70, 80, até superando 100 mm. E ainda de quinta para sexta-feira e parte do sábado tem algumas áreas com potencial de granizo. […] Em parte da região Centro-Oeste, como MG, SP, PR, parte do oeste da Região Sul, tem algumas áreas favoráveis para granizo. Entre PR tbm, SP e MS, sexta e sábado”, complementou.
TEMPORAIS
Além disso, o especialista reforçou as áreas que deverão ter chuvas mais pesadas. “Norte de MT, superando 100 mm. Parte de MG, entre a região do Vale do Rio Doce, entre o centro-leste e nordeste de MG, pegando extremo-norte do RJ e extremo oeste do ES. Enquanto isso, na Região Sul, leste de SC, tem aviso de quinta para sexta, acumulado significativo de chuva. E outras áreas chuvas relativamente normais, pancadas típicas de verão”, comentou.
FINAL DE FEVEIREIRO E INÍCIO DE MARÇO
Em conclusão, Schneider antecipou ainda as perspectivas para o tempo no final de fevereiro e início de março. De acordo com o meteorologista, um canal de umidade persiste em parte de MG, GO, TO e chove também na região Amazônica. Ao mesmo tempo, no Sul há expectativa de mudança do padrão e março pode ter mais umidade do que os meses anteriores. Contudo, em abril, o tempo pode voltar a secar na região.
Por fim, veja se vai chover no fim de semana na sua região e mais detalhes da previsão do tempo no vídeo a seguir:
Foto: Reprodução / Mapa