Com a chegada da seca, quais são os principais impactos na produção das vacas leiteiras na fazenda? Como deve ser a dieta delas nesse período para uma boa produção de leite? Assista ao vídeo abaixo e confira as respostas detalhadas.
A dúvida veio do telespectador e pecuarista João Pontes, de Uberlândia (MG). O esclarecimento foi um dos destaques do quadro Giro do Boi Responde desta quarta-feira, 7.
Ele escreveu para o Giro do Boi e disse que possui um rebanho de vacas Jersey e Jersolando, média 400 quilos, e que produz em duas ordenhas diárias de 15 a 20 quilos de leite em regime de pasto.
Quem respondeu as dúvidas foi o zootecnista Guilherme Marquez, um dos grandes embaixadores de conteúdo do Giro do Boi.
Produção leiteira e quantidade de proteína metabolizável
O especialista destacou que a nutrição da vaca para a produção de leite está na quantidade de proteína metabolizável.
Ela possui um valor menor do que a proteína bruta consumida na alimentação do rebanho, por isso, é importante complementar a alimentação das vacas de leite.
“Se a vaca tem 400 quilos e está produzindo 20 quilos de leite por dia, ela vai precisar de, pelo menos, 1,3 quilos de proteína metabolizável por dia”, diz Marquez.
Confira o vídeo acima para os detalhes da suplementação que deve ser dada para chegar na conta para uma boa produção leiteira.
Tem dúvidas? Mande sua pergunta
Assim como o telespectador acima, você também pode obter resposta à sua pergunta sobre manejo na produção leiteira, cruzamento industrial ou demais dúvidas que você tiver na fazenda.
Envie para o quadro “Giro do Boi Responde” no link do WhatsApp do Giro do Boi, pelo número (11) 95637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].