“Umidade vai ficar bastante baixa nos próximos dias”, alerta meteorologista do Inmet

Em algumas regiões da parte central do País, umidade relativa do ar pode descer aos 15%, conforme projetou Marcelo Schneider

Segundo observou em participação no Giro do Boi desta sexta, dia 02, meteorologista e doutor em ciência ambiental pela USP Marcelo Schneider, coordenador regional do Inmet, o Instituto Nacional de Meteorologia, órgão vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, as baixas temperaturas foram o grande destaque do tempo nesta última semana.

“Em muitas áreas tivemos temperaturas mínimas que foram as menores em cinco anos, outras em dez anos. Na região de São Paulo, foi mais ou menos nesse período, cinco a dez anos. Na região de Franca, foi a mais baixa em 20 anos. Em Mato Grosso do Sul e São Paulo várias cidades do interior tiveram temperaturas abaixo de 0º C, -1º C a -2º C, como em Rancharia, região de Bela Vista, em Mato Grosso do Sul, Ituverava, no norte, -1º C, e Campos do Jordão, naturalmente”, ilustrou. Conforme era previsto, também houve precipitação de neve na Região Sul.

Schneider comentou que o tempo frio da última semana pode ter prejudicado ainda mais algumas lavouras que já havia sido impactadas pelos veranicos. “Sobre o impacto da geada, eu conversei com a Marisete Belloli, gerente agropecuária aqui da Conab, e ela disse que pode, sim, ter tido alguma perda de produtividade. Então teve a recente falta de chuva, a crise hídrica pela qual a gente está passando, e isso já afetou o milho. Agora, com a geada, também pode ter tido alguma perda de produtividade. E o trigo, principalmente agora pela geada, também pode ter sido atingido. Os detalhes e as estimativas, a Conab  deve divulgar em duas semanas”, revelou.

O especialista também resumiu a previsão do tempo para os próximos dias. “Tem uma perspectiva de continuação de madrugadas frias nos próximos dias. Nos mapas, observem que continuam em azul escuro. Mas à medida que passam os próximos dias, o frio deve gradualmente diminuir um pouco de intensidade e o grande destaque vai ser o calor da tarde, ou pelo menos uma situação mais agradável. Nas áreas tradicionais, onde faz calor em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, a temperatura já deve passar dos 30º C no fim de semana. Nas áreas do leste e sudeste de São Paulo, pegando também Paraná, a temperatura continua mais agradável à tarde com nevoeiros. Deve ter bastante nevoeiros nesta sexta, próximo de domingo, final de semana, e semana que vem segue essa tendência. E a umidade vai ficar bastante baixa nos próximos dias, abaixo de 30%, 20%, às vezes até 15% nessa região Central do Brasil, que abrange todo esse interior de São Paulo, Mato Grosso do Sul e parte do Centro-Oeste, Tocantins também. Grande parte na região central”, alertou.

Veja a previsão completa do tempo pelo vídeo a seguir:

Foto ilustrativa: Reprodução / Epagri-SC