Nesta terça, 12, o Giro do Boi levou ao ar entrevista com o pesquisador da Embrapa Gado de Corte Roberto Giolo de Almeida. O engenheiro agrônomo, mestre e doutor em zootecnia é um dos editores daquela que ficou reconhecida como a maior publicação sobre sistemas integrados de produção aplicados ao clima tropical de todo o mundo. Trata-se do e-book “ILPF: inovação com integração de lavoura, pecuária e floresta”, que reúne em 840 páginas 50 capítulos escritos por 170 pesquisadores nacionais e estrangeiros.
A edição mais recente do livro foi lançada no último mês de setembro, e traz em sua epígrafe a frase do pensador chinês Confúcio: “Transportai um punhado de terra todos os dias e fareis uma montanha”, o que, segundo Giolo, é uma referência aos esforços de todos os autores que contribuíram para a publicação até que tomasse este tamanho expressivo.
Pela sua extensão, a obra está literalmente à altura do potencial produtivo que o Brasil tem em seus sistemas integrados. Segundo Giolo, o país está na vanguarda deste tipo de uso da terra pela agropecuária tropical. Já são mais de 15 milhões de hectares ocupados com integração, seja lavoura-floresta, lavoura-pecuária, pecuária-floresta, lavoura-pecuária, floresta, dentre outros.
Mas para fazer parte desta vanguarda, o Brasil fez esforços significativos. “O Brasil tem um dos programas mais fortes de incentivo a sistemas produtivos com baixa emissão de carbono, que no caso é o Plano ABC”, revelou. Lançado junto ao Plano Safra 2010-11, o programa disponibiliza, entre outros atrativos, linhas de crédito a juros baixos para o produtor que deseja adotar a integração.
Além dos incentivos fiscais, os benefícios que os sistemas integrados trazem para as propriedades rurais também são responsáveis por esta expansão. “Esse é um dos motivos pelos quais estes sistemas estão sendo bem adotados no Brasil. A partir de 2010, com o Plano ABC, houve um aumento bem grande no nível de adoção. Esses sistemas, principalmente por permitirem uma maior diversificação da propriedade em função de ter mais do que uma atividade sendo realizada na mesma área, têm este potencial de, quando bem feito, dar este retorno econômico mais favorável, além de outros benefícios também que estes sistemas proporcionam”, evidenciou Giolo.
O e-book sobre ILPF está dividido em 50 capítulos e quatro partes principais:
1 – Temas estratégicos sobre o agronegócio, a contribuição para a neutralização de carbono, a intensificação e o papel dos sistemas integrados;
2 – Componentes do sistema e seus impactos na melhoria do processo produtivo;
3 – Sistemas nos principais biomas brasileiros;
4 – Potencial desses modelos na África, na Europa e América do Sul.
+ Faça aqui o download do e-book “ILPF: inovação com integração de lavoura, pecuária e floresta”
Confira a entrevista com o pesquisador e editor da obra, Roberto Giolo, pelo vídeo abaixo: