Treinamentos e desenvolvimento de carretas melhoram transporte boiadeiro em MT e RO

Motoristas das carretas boiadeiras são capacitados inclusive para sugerir aprimoramentos nas estruturas das fazendas de gado de corte para favorecer o embarque

No quadro Giro na Estrada desta sexta, 31, o coordenador regional do transporte boiadeiro da JBS para Rondônia e Mato Grosso, Marcos Bueno, tratou da importância da capacitação do pessoal envolvido no processo e da evolução dos veículos destinados à atividade, adaptados para facilitar a aplicação de práticas de bem-estar animal.

Nos dois estados são quase 150 carretas e cerca de 180 motoristas dedicados ao transporte de bovinos. Os profissionais passam por treinamentos a cada três meses para melhorar práticas de condução das carretas, como diminuir os impactos de frenagens bruscas, mapear as estradas de mais difícil acesso, monitoria de velocidade e bom manejo de embarque e desembarque. “O nosso processo de treinamento começa lá da fazenda e vem até na hora do desembarque do frigorífico”, destacou Bueno.

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O coordenador explicou que existe uma série de controles para verificar se as ações estão de fato surtindo efeito no aperfeiçoamento do transporte boiadeiro. “A gente tem um boletim que o motorista preenche com todas as orientações de embarque que a gente precisa e então a gente leva para a originação qualquer problema que tenha ocorrido e entra em contato com pecuarista para propor algumas ações para melhoria”, resumiu.

O desenvolvimento das carretas também é parte imprescindível dos avanços feitos nesta logística. “Hoje a principal melhoria das carretas é o elevador, pois a gente eliminou aquela escada que tinha algum ponto de resistência. Na hora do embarque o animal não precisa subir como na escada, eles vão subir em cima do elevador por uma plataforma que leva ao piso superior da carreta. Na escada algumas vezes quando o boi chega e olha, ele não quer subir, refuga, tem problema com um pouco mais de barulho, então isso estressa o animal e a gente eliminou essa escada com o elevador”, explicou.

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Veja a entrevista completa com Marcos Bueno no player que segue: