A dúvida é comum para pelo menos três pecuaristas que enviaram mensagens ao Giro do Boi. Juarez Chagas, de Novo Horizonte D’Oeste-RO; Jerônimo Dias, de Novo São Joaquim-MT, e Robinho Cardoso, de Divinolândia-SP, querem saber: touro Braford cobre bem a vacada Nelore a campo? E dá uma bezerrada boa?
O craque em cruzamento industrial e zootecnista Alexandre Zadra, autor do blog Crossbreeding e supervisor regional comercial da Genex para os estados do Acre, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia, atendeu os produtores.
“O Braford, como todo ⅝ – ⅜, tem um pouco mais de sangue Europeu. Ele tem 62% de sangue europeu, portanto ele vai cobrir bem nas horas mais frescas do dia no Brasil do Centro e Norte. Provavelmente à noite e à tarde ele cobre melhor do que nas horas quentes do dia”, ponderou.
“Se você quer mais eficiência, é bom que ele fique 15 dias cobrindo e, se possível, com uma pequena ração suplementar, e depois 15 dias descansando. Aí você tem um manejo um pouco melhor”, sugeriu.
O especialista indicou a melhor relação touro:vaca para otimizar o cruzamento. “E que tenha de 20 a 25 fêmeas para ele cobrir, no máximo. É um número bom para os bimestiços cobrirem”, especificou.
+ Adaptação é essencial para aumentar relação touro:vaca
O zootecnista também aprova o produto do cruzamento do Nelore com o Braford. “O Braford tem uma produção muito boa sobre a Nelore. Ele vai fazer fêmeas e machos com 31% de sangue europeu, muito adaptado. Nós chamamos de 11/16 Zebu esse filho de Braford na Nelore. E você vai fazer um animal muito bom de peso, uma boa desmama”, projetou.
“Se você quiser saber um pouco mais sobre o Braford na Nelore, nós temos sempre imagens coletadas para você, se você precisar, entre em contato com a gente. Vai produzir bem e vai cobrir bem nas horas mais frescas do dia”, concluiu.
Leia também:
+ Devo usar Hereford e Braford sobre vacas F1 Senepol e F1 Red Angus?
+ É uma boa opção cruzar touro Braford com vacas Angus x Nelore?
+ Touro Braford dá certo em vaca F1?
Qual é a sua dúvida sobre cruzamento industrial? Envie para o programa no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].
Veja mais detalhes no vídeo a seguir:
Foto: divulgação / ABHB