A TIP, sigla para Terminação Intensiva a Pasto, pode ser um dos grandes trunfos de reforço do confinamento de bovinos de corte no País. Assista ao vídeo abaixo e saiba em detalhes o porquê disso.
Quem apontou que a TIP teria uma boa participação nos números sobre a terminação intensiva de bovinos este ano foi o zootecnista Rogério Coan, sócio diretor da Coan Consultoria.
Coan foi o entrevistado principal do programa Giro do Boi desta terça-feira, 25.
“Temos observado a democratização da TIP pelas fazendas no País. Este sistema é o que pode ter maior participação nos confinamentos”, afirma Coan.
A expectativa é que sejam confinadas este ano 7 milhões de bovinos de corte em unidades de terminação intensiva no Brasil. O número revela uma estabilidade nos confinamentos na comparação entre o ano de 2022 e 2023.
Fatores que mais contribuem para a TIP nos confinamentos
Há três fatores básicos que dão um indicativo para a TIP despontar este ano, segundo Coan.
Os fatores são maior oferta forrageira em fazendas que adotam a integração lavoura-pecuária, a queda nos custos de produção com a alimentação, com a queda do milho, e a reposição ficando cada vez mais competitiva.
O consultor também avalia que o pecuarista brasileiro está investindo na aplicação de tecnologias para melhorar os índices produtivos da pecuária, através dos confinamentos.
Feedlot Summit Brazil 2023
Coan também é o idealizador e organizador de um dos eventos mais aguardados da pecuária de corte nacional, o Feedlot Summit Brazil 2023.
A expectativa é reunir cerca de 1,5 mil participantes em dois dias de debates sobre tendências para o confinamento de bovinos de corte.
O Feedlot Summit Brazil 2023 será nos dias 14 e 15 de setembro no Espaço Dois Ipês, em Goiânia (GO). Clique aqui e confira a programação completa do evento. Para mais informações e inscrições, acesse este link.
Novas estratégias para a intensificação de engorda do gado
O evento promete expandir as fronteiras da pecuária brasileira para a economia mundial, apresentando a evolução do processo produtivo no País.
Nos dois dias de evento serão debatidos as novas estratégias para a intensificação, abrindo caminho para um novo salto de qualidade, competitividade e sustentabilidade.
Também terão destaque discussões sobre planejamento, definição de estratégias, discussões sobre implementação de novas tecnologias e análises de custos e resultados da recria/engorda a pasto e em confinamento.