A TIP, ou terminação intensiva a pasto, pode ser uma grande estratégia para acelerar o ganho de peso na seca. A técnica é uma forma mais econômica do que o confinamento, no entanto, é preciso de tecnologias de nutrição no cocho. Assista ao vídeo abaixo e confira.
Quem deu detalhes sobre as recomendações e dicas para a TIP foi o médico veterinário Gustavo Arantes, gerente técnico da Dispec do Brasil. Ele participou do programa Giro do Boi desta segunda-feira, 26.
Enquanto num confinamento o pecuarista arca com altos custos com instalações, máquinas e equipamentos agrícolas, na TIP, só é preciso simplesmente um cocho para oferecer ração aos animais.
“Pode-se usar tranquilamente vitaminas minerais e principalmente um aditivo probiótico, porque o aditivo probiótico vai ajudar primeiro na digestibilidade do material fibroso”, diz Arantes.
Isso vai fazer com que a absorção dos nutrientes seja feita com maior eficiência e vai ajudar a evitar um acidose ruminal.
Na TIP, boi tem de comer o pasto
Uma das coisas importantes destacadas pelo especialista é saber oferecer a ração para que os animais também procurem o pasto.
Lembrando que a pastagem é o que faz o sistema ser mais competitivo. É o consumo do pasto que tornará a produção de carne mais econômica para a fazenda.
Por isso que, neste período de início de seca, a engorda dos animais no semi-confinamento, através da TIP, passa ser uma importante ferramenta para a produção de bovinos de corte.