No quadro Giro do Boi Responde desta segunda-feira (20), o zootecnista Tiago Felipini, especialista em nutrição de ruminantes, trouxe dicas práticas para quem está de olho na eficiência da terminação intensiva a pasto (TIP). A dúvida partiu do telespectador Umberto Sala, de Vitória da Conquista (BA), que quer saber: é melhor usar pastejo alternado ou rotacionado na TIP? E 30 centímetros por animal na linha de cocho é suficiente? Assista ao vídeo:
Segundo Felipini, tanto o sistema de pastejo alternado quanto o rotacionado funcionam bem na TIP. O mais importante é o manejo correto.
“Se fizer bem feito, o retorno vai ser o mesmo. Mas o pastejo alternado geralmente gasta menos com cerca, então pode ser mais econômico”, explica o especialista.
O segredo está em respeitar os princípios do manejo do pasto. A dica é clara:
- Colocar o gado com o capim a 40 cm de altura
- Retirar quando estiver com até 20 cm
Esse controle permite melhor aproveitamento da forragem, reduz o pisoteio excessivo e garante ganho de peso constante dos animais.
E quanto à linha do cocho?
Felipini também reforça a importância de não economizar na estrutura de cocho, especialmente no TIP, que exige alta performance alimentar.
“Na linha do cocho, 30 centímetros lineares por animal é o mínimo. É o suficiente, mas não pode ser menos que isso”, alerta o zootecnista.
Esse espaço permite que todos os animais se alimentem ao mesmo tempo, evitando disputa por comida e garantindo uniformidade no desempenho do lote.