Tenho vacas Girolando e quero melhorar os bezerros. Qual a raça mais indicada para o cruzamento?

Pergunta para o quadro Giro do Boi Responde veio de um pequeno produtor de leite no estado de Minas Gerais e foi respondida por zootecnista especialista em genética

Tenho vacas Girolando e gostaria de melhorar meus bezerros. Por isso quero saber qual a raça mais indicada para este cruzamento, lembrando que sou um pequeno produtor em Minas Gerais”, escreveu o telespectador Pedro ao Giro do Boi.

A dúvida do pequeno pecuarista de leite foi respondida pelo zootecnista Guilherme Marquez, gerente nacional de produto leite da central Alta Genetics.

“Eu continuaria usando o Girolando, dando ênfase no puro sintético. A gente vai buscar touros puro sintético e aqui na central nós temos vários, inclusive líderes de sumário, e você vai fazer um produto, um bezerro melhor, um bezerro mais pesado, com pelo mais curto, e eu não tenho dúvidas de que isso vai te satisfazer. E as fêmeas, com certeza, vão ser melhores de leite quando você usar esse puro sintético provado”, aconselhou.

“Por exemplo, o próprio touro Guerreiro, que é o número 1 do mercado, é um puro sintético e que vai fazer melhor acabamento de bezerro e melhores filhas para você produzir leite, porque o pequeno produtor sempre tem que tomar cuidado com as suas escolhas, tanto de reposição das suas vacas de leite, quanto nos bezerros que você for fazer, porque, claro, é uma renda extra e muito interessante. Bezerro mais pesado vale mais e com as novilhas que vão produzir leite, você diminui o valor investido na sua taxa de reposição. Então continue no Girolando, mas procure um puro sintético, que a raça em si mesmo é a verdadeira raça para você ter um produto melhorado nesses dois segmentos”, concluiu.

+ Vou conseguir uma boa linhagem de corte cruzando Nelore com vaca Girolando?

Qual é a sua dúvida sobre cruzamento para gado leiteiro? Envie para o programa no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].

Assista a resposta completa pelo vídeo a seguir:

Foto ilustrativa: Luiz Gustavo Pereira / Reprodução Embrapa