
Pecuaristas, o panorama climático no Brasil continua com extremos. Enquanto as regiões Sul e Norte se preparam para a chegada de chuvas intensas, o Brasil Central e o Sudeste continuam sob a influência do tempo seco e do calor. Essa dualidade exige um planejamento cuidadoso para o manejo do rebanho e das pastagens. Assista ao vídeo abaixo e confira.
Nesta sexta-feira, 5 de setembro, o meteorologista Arthur Müller, do Canal Rural, apresentou o prognóstico no “Boletim de Pecuária – Giro do Tempo” do Giro do Boi. Ele detalhou a distribuição da chuva e a persistência da seca em outras regiões.
Calorão e pouca chuva no Sudeste
Para São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, a previsão é de tempo seco e calor nos próximos dias. As máximas podem atingir de 35ºC a 37ºC. Uma queda de temperatura, com mínimas de 14ºC e máximas de 24ºC, é esperada na virada da quinzena, mas durará apenas dois dias.
A chuva só deve chegar de forma mais intensa na última semana de setembro, adentrando outubro, o que trará alívio para a seca e ajudará na recuperação das pastagens.
Na virada da quinzena, pode chover de 5 a 10 mm, mas não será um volume suficiente para reverter o déficit hídrico.
Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!
Temporais no Sul, Norte e Centro-Oeste
Em contraste com a seca no interior de São Paulo, outras regiões terão temporais.
- Sul do país: Santa Catarina e Rio Grande do Sul terão chuvas com volumes de mais de 50 mm nos próximos cinco dias.
- Norte e Centro-Oeste: Rondônia, Acre, e áreas de fronteira com a Bolívia e o Paraguai também terão temporais nesta sexta-feira, com rajadas de vento e muitos raios.
A chuva volumosa para molhar a terra e iniciar a safra 2025/2026 só é esperada na virada do mês, pegando a última semana de setembro e o começo de outubro.
News Giro do Boi no Zap!
Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi.