Tempo seco ainda preocupa Brasil Central pelas próximas semanas

Em contraste, frente fria traz chuvas do Rio Grande do Sul ao Paraná, além de pancadas em São Paulo, sul de Minas, Rio e Janeiro e sul de Mato Grosso do Sul

Nesta terça, dia 05, a meteorologista Desirée Brandt anunciou a previsão para todo o Brasil no quadro Giro do Tempo. A especialista ainda tirou dúvidas específicas de telespectadores em três estados. Confira nos tópicos a seguir.

05 a 09/04

Nesta semana, enquanto uma frente fria perde força, outra começa a atuar no Brasil. “Estamos falando de uma semana com duas frentes frias atuando no Sul e depois no Sudeste do país. Para hoje tem previsão de chuva forte desde o Rio Grande do Sul até o Paraná e já ocorrem algumas pancadas de chuva também em São Paulo, sul de Minas, Rio de Janeiro e também em Mato Grosso do Sul. Mas os maiores acumulados continuam concentrados na faixa norte do Brasil, para onde tem previsão para até mais de 130 mm, como é o caso do Amapá e o estado do Amazonas. Também tem previsão para mais de 130 mm entre o norte do Rio Grande do Sul e sudoeste do Paraná ao longo desta semana”, pontuou Brandt.

“O que preocupa é esta porção mais Central do Brasil. Desde Mato Grosso do Sul, sul de Mato Grosso até Bahia e Pernambuco o tempo segue firme, assim como boa parte do centro e norte de Minas, Triângulo Mineiro e norte do Espírito Santo também”, ponderou.

10 a 19/04

“Na próxima semana, de 10 a 14 de abril, a chuva até consegue se espalhar um pouquinho mais até o Sudeste, mas ainda com baixos acumulados. Só em São Paulo pode chover um pouco mais, perto de 50 mm. E aí no período que vai do dia 15 ao dia 19 de abril, a chuva aumenta no Centro e Norte do País, porém com baixos acumulados ainda em Minas Gerais e Goiás. E ela diminui de maneira considerável no Centro e Sul do Brasil”, acrescentou em seguida.

PALMAS-TO

Depois disso, a meteorologista tirou a dúvida de telespectadores, começando por Palmas, capital do Tocantins. A região pode esperar mais de 100 mm até o fim da primeira quinzena de abril. Depois, para os próximos 31 dias, o acumulado deve completar 150 mm, sendo a maior parte ainda na primeira metade de abril. Depois disso, há chuva forte por volta do dia 25, e então as precipitações se tornam mais rápidas e isoladas, sempre intercaladas com períodos de tempo firme.

EUCLIDES DA CUNHA-BA

Desirée disse que a região será marcada por poucas chuvas. São esperados ao todo 22 mm para os próximos 31 dias, alertou.

ARAPIRACA-AL

Por outro lado, boa notícia para a região de Arapiraca, em Alagoas. A segunda metade de abril deve concentrar a maior parte das chuvas do mês. Até o começo de maio são previstos quase 100 mm. Depois, de maio até o início de junho, outros 140 mm de previsão com boa frequência e volume. Ao longo de junho, as precipitações diminuem, com episódios mais espalhados e um volume total de cerca de 50 mm no mês.

Confira o quadro Giro do Tempo desta terça, 05, pelo vídeo a seguir: