Apesar da situação ainda crítica, com tempo seco em boa parte do Mato Grosso, algumas regiões já receberam as primeiras chuvas da primavera e estão aliviando as condições das pastagens. Nesta quarta, 25, o gerente regional de originação da Friboi para o Oeste do estado do MT, Sonair Nogueira, falou sobre a condição.
“Estamos bem nesta transição, já começa a sinalizar uma melhora. O pasto neste primeiro momento vem muito rápido. A situação ainda é crítica, mas está sinalizando uma melhora para os próximos 15 a 20 dias com bastante chuva para o Mato Grosso”, registrou. Nogueira falou inclusive que em regiões próximas a Juara e Juína já foram registrados os primeiros problemas com embarque de gado por conta de adversidades provocadas pelas chuvas.
Em sua participação no programa, Sonair destacou ainda o avanço da integração lavoura-pecuária no estado, o que contribui para melhorar a terminação de carcaças sobretudo no período seco. Ao passo que o agricultor que integra garante uma terceira safra plantando o capim junto ao milho, o pecuarista tem nos resíduos e coprodutos de uma safra de grãos uma necessária reserva de alimentos, combinação que contribuiu para manter a qualidade das carcaças dos animais nos últimos meses.
Veja os destaques pelo vídeo abaixo: