“Tenho touro Nelore registrado e coloquei para cruzar com vacas mestiças por causa do leite. Pergunto: posso colocar este mesmo touro para cruzar com as filhas dele?”, contou em sua mensagem enviada ao Giro do Boi o criador de gado Antônio Carlos Fonseca, em Ipirá, na Bahia.
O produtor foi atendido durante o quadro Giro do Boi Responde que foi ao ar nesta terça-feira, dia 09, com orientações do zootecnista e gerente de fomento da ABCZ, a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu, Ricardo Abreu.
“Parabenizo por adquirir um touro Nelore registrado. É a garantia de que esse animal possui características morfológicas para ganho de peso, já que a grande função da raça Nelore é transmitir peso com uma ótima conformação frigorífica”, antecipou Abreu.
ALERTA
“Mas de forma alguma o senhor deve acasalar qualquer touro com as suas filhas”, rejeitou, na sequência.
“Isso pode – e essa informação tem alta confiabilidade – trazer problemas de fertilidade e anomalias porque nós não podemos acasalar animais de parentesco muito próximo. Nesse caso, o pai com as filhas”, justificou.
“É importante ter uma renovação no touro e que o senhor continue utilizando touros PO melhoradores para que eles venham a atender a demanda do seu sistema de produção”, acrescentou.
Leia também:
+ Tem problema cruzar Nelore Pintado com Nelore padrão?
+ Que raça devo cruzar com minhas vacas Girolando para produzir bezerros de corte?
+ Tenho vacas leiteiras, mas desejo aumentar a produção de carne. Que raça usar?
+ Que touro é indicado para tirar bezerros de corte de vacas ¾ Gir?
+ Vou produzir bons bezerros de corte cruzando vacas Girolando com Nelore?
+ É boa ideia cruzar vaca Girolando com taurino tropical para ter bezerro de corte?
+ Vale a pena cruzar vacas Girolando com touro Braford?
+ Quanto tempo vai levar para eu ter um rebanho PO usando touros Deca 1?
ENVIA A SUA DÚVIDA
Qual é a sua dúvida sobre melhoramento genético e cruzamentos? Envie para o o link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].
Veja no vídeo a seguir a resposta completa de Ricardo Abreu sobre o uso do touro Nelore nas filhas:
Foto ilustrativa: Geneplus / Embrapa