Teka Vendramini dá dicas para o produtor superar alta dos custos em 2022

Executiva da SRB falou sobre alta dos custos de produção, impacto do clima na produtividade e pediu foco na gestão e conectividade do setor com as principais pautas

Nesta quarta, 16, a pecuarista Teka Vendramini, presidente da SRB (Sociedade Rural Brasileira) concedeu entrevista ao Giro do Boi. Em pauta, os desafios da gestão à frente da entidade, os obstáculos que o produtor superou durante a pandemia e o que esperar de 2022 para o setor.

PANDEMIA

Em primeiro lugar, Teka Vendramini falou sobre suas ações frente à presidência da SRB. A executiva foi empossada no início de 2020. Portanto, quase ao mesmo tempo em que a pandemia se iniciou. Nesse sentido, a produtora enalteceu o papel dos veículos de comunicação para que o setor desempenhasse seu papel de garantir segurança alimentar.

DESAFIOS PARA 2022

Depois disso, Teka Vendramini alertou para aquele que deverá ser o maior obstáculo do produtor ao longo do ano. “Agora, nós estamos com um aumento muito grande dos custos de produção. Então a gente está com fertilizantes que subiram mais de 100%, por exemplo, para soja e milho. Quanto aos herbicidas, a gente tem um número aqui de aumento de até 186%”, completou.

“Além disso, eu acho que o produtor está vivendo muito a dificuldade com a questão climática. Que loucura que foi o ano passado. […] Em alguns lugares, não só a falta de água, a falta de chuva, mas a geada. Foi uma coisa que a gente não estava aguardando”, acrescentou Teka.

SOLUÇÃO

Em seguida, Teka Vendramini destacou as alternativas que o produtor rural tem para superar tais adversidades. “A gente tem que estudar gestão”, sustentou em síntese.

Logo depois na entrevista ao apresentador Mauro Sérgio Ortega, Teka elogiou o trabalho do Giro do Boi como exemplo de capacitação. “Eu sempre falo isso para você, que é referência nas dicas, nos toques e na educação que você traz aqui no seu programa. Eu aprendo diariamente. Sou produtora rural no interior de São Paulo, sou pecuarista. Para mim, também é um aprendizado”, enalteceu.

SRB EM 2022

Juntamente com gestão da fazenda, a executiva da SRB pediu que os produtores estejam sempre conectados com os acontecimentos. “Conectividade. A importância da conectividade. Infraestrutura e logística nesse Brasilzão… Como a gente precisa disso” Outra coisa que eu falo muito é a defesa do nosso Código Florestal Brasileiro, sempre. É a nossa lei”, sustentou Teka Vendramini.

Conforme ressaltou a pecuarista, a própria SRB está acompanhando as decisões políticas que impactam o agronegócio brasileiro. “Regularização ambiental, regularização fundiária. Esses dias estava tendo a votação do PL 6299, que é dos defensivos agrícolas. E eu percebi uma coisa: esse PL que foi votado semana passada é de 2002. Veja só, tinha 20 anos que o agronegócio estava esperando a aprovação disso. E eu percebi outra coisa, que você vai se conectando com essas dificuldades, a esses problemas. Por exemplo, o PL da regularização ambiental, o PL 3729, é de 2004. Nós estamos há 18 anos esperando isso caminhar”, citou Teka em resumo.

POLÍTICA

A ideia é que em 2022 a entidade siga contribuindo no destravamento de pautas vitais à produção agropecuária do País. “Estar sempre antenado e conectado com as necessidades do produtor rural. Então, em Brasília, a Rural tem a oportunidade de fazer parte do Instituto Pensar Agro, que rege a Frente Parlamentar Agropecuária. Ela dá o suporte para todos esses projetos de lei, essa pauta dos produtores rurais. Portanto, eu acho que o trabalho é muito essa parte política, estar em conexão com isso, ver as necessidades que o produtor tem”, reforçou.

Do mesmo modo, mais do que acompanhar as decisões políticas, Teka destacou a importância de estar junto ao produtor. “Por outro lado, além de se antenar com tudo isso que aparece no dia a dia da nossa vida, é você estar junto até fisicamente com o produtor rural”, comentou.

Por fim, assista a entrevista completa com Teka Vendramini sobre desafios do produtor rural e planos da SRB para 2022: