ZEBU COM ZEBU

Touro Tabapuã é uma boa opção para cruzar com fêmeas F1 Nelore e Brahman?

Confira as recomendações do zootecnista Ricardo de Abreu, gerente de Fomento dos Programas de Melhoramento Genético da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ)

Touro Tabapuã é uma boa opção para cruzar com fêmeas F1 Nelore e Brahman?
Touro Tabapuã é uma boa opção para cruzar com fêmeas F1 Nelore e Brahman?

No quadro “Giro do Boi Responde” desta sexta-feira, 28 de junho, o zootecnista Ricardo de Abreu, gerente de Fomento dos Programas de Melhoramento Genético da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), respondeu à dúvida de Lauro Costa, de Itajubá, Serra da Mantiqueira, Minas Gerais. Assista ao vídeo abaixo e confira.

Lauro, que tem usado touro Brahman em suas vacas aneloradas com bons resultados, quis saber se as fêmeas desse cruzamento se beneficiariam ao serem cobertas por um touro Tabapuã.

Touros Brahman e Tabapuã, e a heterose nos cruzamentos

Lote de touros da raça Tabapuã. Foto: Divulgação
Lote de touros da raça Tabapuã. Foto: Divulgação

“Ao usar um touro Brahman em fêmeas aneloradas, que são comercialmente conhecidas como aneloradas, você está fazendo um cruzamento zebuíno entre Nelore e Brahman, mantendo uma heterose e complementariedade entre as raças dentro do seu sistema de produção. Inserir um touro Tabapuã como uma terceira raça ainda proporciona um pouco de heterose.”

Ricardo de Abreu

No entanto, Ricardo destacou a importância de fixar uma raça base no sistema de produção.

“É fundamental que você decida por uma raça base, seja Nelore e Brahman, para garantir a adaptabilidade ao clima tropical e à realidade brasileira. Os cruzamentos zebuínos, incluindo Nelore com Brahman, oferecem excelente custo-benefício, maior rentabilidade e eficiência ao utilizar pastagem para produzir mais carne em menos tempo.”

Ricardo de Abreu

Recomendação prática para o cruzamento

Lote de touros Brahman. Foto: Divulgação
Lote de touros da raça Tabapuã. Foto: Divulgação

Ricardo recomendou o uso contínuo das raças já em uso:

“Você já está usando a base anelorada com Brahman. Manter essa combinação pode ser mais tecnicamente recomendável. A introdução do Tabapuã deve ser pontual. Tecnicamente, recomendamos que você continue com o F1 Brahman com Nelore, pois essa combinação proporciona maior complementaridade, heterose e, consequentemente, maior ganho de peso e rentabilidade.”

Ricardo de Abreu

Essa abordagem simples e eficaz, conhecida como “arroz com feijão” no meio rural, maximiza os benefícios do cruzamento zebuíno, garantindo adaptabilidade e excelente retorno econômico.

Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!

Foco nos cruzamentos para maior eficiência 

Em resumo, o uso de touro Tabapuã em fêmeas com sangue Nelore e Brahman pode trazer alguns benefícios pontuais de heterose.

No entanto, para maior eficiência e rentabilidade, é recomendado manter e fixar uma base genética consistente com Nelore e Brahman, aproveitando ao máximo a complementariedade e adaptabilidade dessas raças zebuínas.

Tem dúvidas? Envie sua pergunta

Você também pode obter resposta à sua pergunta sobre qualquer dúvida que tiver na fazenda.

Envie para o quadro Giro do Boi Responde no link do WhatsApp do Giro do Boi, pelo número (11) 93310-7346 ou ainda pelo e-mail [email protected].

News Giro do Boi no Zap!

Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi.