No quadro “Giro do Boi Responde” desta terça-feira, 23 de julho, tivemos a participação do renomado zootecnista Guilherme Marquez, um dos grandes especialistas em genética de gado de leite no Brasil. Ele responde à pergunta de Tiago, pecuarista de Dores do Indaiá, MG, que quer saber qual touro deve usar para enxertar suas matrizes Sindolando e assim obter progênies 3/4. Assista ao vídeo abaixo e confira.
Tiago, você que está investindo no Sindolando, busca criar animais que aproveitem ao máximo as características de rusticidade do Sindi e a alta produção de leite do Holandês.
Guilherme Marquez enfatiza que a escolha do touro é crucial para manter e potencializar essas qualidades desejadas nos seus animais 3/4.
“O uso de touros das raças Caracu ou Nelore pode comprometer suas intenções iniciais, reduzindo a força da heterose, que combina essas qualidades de rusticidade e produção de leite.”
Guilherme Marquez
Opções recomendadas: Sindi leiteiro ou Holandês
Marquez recomenda que, para atingir a progênie 3/4, você deve continuar com linhagens que complementam a base genética já escolhida para o seu rebanho.
“Para obter um animal 3/4, utilize touros com aptidão leiteira dentro da raça Sindi ou continue com Holandês.”
Guilherme Marquez
Desta forma, você garantirá que suas novilhas mantenham a rusticidade aprimorada pelo Sindi e a alta capacidade de produção leiteira do Holandês.
Vantagens do Sindi leiteiro e do Holandês
Escolher um touro Sindi com aptidão leiteira permitirá que sua progênie 3/4 Sindolando mantenha a robustez e rusticidade do Sindi, essenciais para enfrentar desafios climáticos e alimentares, além de melhorar a produção de leite.
Já a opção pelo Holandês garantirá que sua progênie obtenha a melhor produção leiteira possível, característica marcante desta raça.
Manutenção das qualidades essenciais
“O objetivo é não perder o que cada raça traz de melhor.”
Guilherme Marquez
Evitar misturas desnecessárias com raças como Caracu ou Nelore assegura a manutenção e potencialização dos traços de rusticidade e alta produção de leite, características desejadas tanto no Sindolando 3/4 Sindi quanto no 3/4 Holandês.
Planejamento e resultados de longo prazo
A decisão pela genética adequada deve ser vista como um investimento a longo prazo.
“Ao escolher sabiamente os touros para inseminação, os resultados refletirão na qualidade da produção e na adaptabilidade dos animais ao ambiente da sua propriedade. Isso trará benefícios contínuos e crescimento sustentável para o seu rebanho.”
Guilherme Marquez
Considerações finais
Por fim, escolher entre as duas linhagens recomendadas por Marquez – Sindi leiteiro ou Holandês – permitirá que seu rebanho continue a crescer com os traços genéticos otimizados e desejados.
Esse planejamento cuidadoso garantirá a maximização da produção leiteira e a robustez necessária para enfrentar os desafios da pecuária.
News Giro do Boi no Zap!
Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi.
Tem dúvidas? Envie sua pergunta
Você também pode obter resposta à sua pergunta sobre qualquer dúvida que tiver na fazenda.
Envie para o quadro Giro do Boi Responde no link do WhatsApp do Giro do Boi, pelo número (11) 93310-7346 ou ainda pelo e-mail [email protected].