TECNOLOGIA E ENSINO

Simulador de parto bovino possibilita treinamento realista para alunos de Veterinária da USP

Equipamento inovador melhora prática de manobras obstétricas e eleva padrão de ensino no curso da FMVZ

Simulador de parto bovino possibilita treinamento realista para alunos de Veterinária da USP
Simulador de parto bovino possibilita treinamento realista para alunos de Veterinária da USP

Na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP, um novo simulador de parto bovino está transformando as aulas de obstetrícia. A tecnologia replica com realismo o tamanho, textura e peso de um bovino, oferecendo aos alunos uma experiência imersiva no manejo de partos complicados.

Esse método permite o treinamento contínuo e melhora as habilidades manuais, fundamentais para garantir a saúde da vaca e do bezerro, como explica a professora Claudia Barbosa Fernandes, do Departamento de Reprodução Animal (VRA).

Equipamento inovador e prática sustentável

O simulador, adaptado ao porte de bovinos Hereford, possui componentes que replicam a cavidade uterina, canal de parto e úbere. Essa estrutura proporciona um aprendizado seguro e sem o uso de animais reais.

Até então, os alunos praticavam com bezerros de matadouro, mas agora o novo equipamento, resistente à água e fácil de higienizar, garante práticas mais sustentáveis e flexíveis.

Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!

Fases do parto bovino e uso do simulador

Durante as aulas, os alunos simulam todas as fases do parto, desde a dilatação até a expulsão da placenta. Problemas como distocia – quando o parto enfrenta dificuldades – são abordados com o simulador, facilitando a compreensão das complicações obstétricas e o manejo adequado.

Esse tipo de treinamento prepara futuros veterinários para intervenções seguras e precisas, elevando os índices de bem-estar animal e eficiência produtiva.

News Giro do Boi no Zap!

Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi 2.