NUTRIÇÃO ANIMAL

Silagem de capiaçu: qual é o prazo ideal para uso sem perder a qualidade?

A resposta do zootecnista Edson Poppi esclarece a validade e os cuidados com a silagem para manter a nutrição do gado

Silagem de capiaçu: qual é o prazo ideal para uso sem perder a qualidade?
Silagem de capiaçu: qual é o prazo ideal para uso sem perder a qualidade?

A dúvida veio de Sebastião, de Curvelo (MG), que cortou capiaçu há dez meses, produziu silagem com inoculante e 6% de farelo de gérmen de trigo, e obteve boa fermentação. Ele quer saber: até quando poderá oferecer esse alimento ao gado sem perder qualidade? Assista ao vídeo abaixo e confira as recomendações completas.

A resposta foi dada no quadro “Giro do Boi Responde” desta segunda-feira, 20 de janeiro, pelo especialista Edson Poppi.  

A importância da cobertura e armazenamento

Poppi destacou que o prazo de validade da silagem depende mais da proteção do silo do que do tempo em si.

Se a lona estiver intacta e bem coberta, sem entrada de água ou ar, a silagem pode durar vários anos. Em um caso extremo, ele abriu um silo de seis anos e encontrou o alimento em boas condições, desde que a cobertura de terra estava adequada.  

Atenção à fermentação e digestibilidade

Após 30 dias ensilado, o material já está fermentado e pronto para uso. Contudo, a qualidade da silagem pode variar se o material estiver muito lignificado, como é o caso de capiaçu colhido tardiamente.

Neste cenário, a digestibilidade é baixa, e o ideal seria incorporar o capiaçu antigo ao solo como adubo e produzir nova silagem com brotações frescas.  

Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!

Boas práticas para silagem de qualidade

Prova de eficiência alimentar revela novo patamar da pecuária no País

Manter a lona bem protegida com terra e evitar exposição ao sol e chuva são cuidados essenciais. Dessa forma, é possível prolongar a durabilidade da silagem e garantir um alimento de qualidade para o rebanho.  

Tem dúvidas? Envie sua pergunta

Você também pode obter resposta à sua pergunta sobre qualquer dúvida que tiver na fazenda.

Envie para o quadro Giro do Boi Responde no link do WhatsApp do Giro do Boi, pelo número (11) 93310-7346 ou ainda pelo e-mail [email protected].

News Giro do Boi no Zap!

Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi 2.