A escolha entre silagem de capiaçu ou milho para a produção de leite não é simples. Entenda as diferenças nutricionais e de digestibilidade para decidir qual a melhor opção para seu gado leiteiro. Quer saber qual silagem é a mais indicada para o seu rebanho e otimizar a produção de leite? Assista ao vídeo abaixo e confira as valiosas dicas.
Pecuaristas, a busca pela silagem ideal para o gado leiteiro é uma constante. Welinton Alves, de Alto Araguaia (MT), levantou uma dúvida comum: qual é a melhor silagem para acelerar a produção de leite, a de capiaçu ou a de milho?
A resposta, no entanto, não é tão direta e envolve diversos fatores a serem analisados.
Nesta sexta-feira, 18 de julho, o zootecnista Edson Poppi, embaixador de conteúdo do Giro do Boi e especialista em silagem, esclareceu o assunto no quadro “Giro do Boi Responde”. Ele comparou as duas opções, destacando as diferenças em qualidade e digestibilidade.
Silagem de milho: o padrão-ouro em qualidade
Em termos de qualidade nutricional para o gado leiteiro, Edson Poppi é categórico: não existe comparação. Uma boa silagem de milho se destaca por seu alto teor de amido, geralmente acima de 35%.
Esse elevado conteúdo de grãos a torna uma fonte de energia superior e muito eficiente para a produção de leite.
A silagem de milho, quando bem produzida, oferece uma densidade energética que impacta diretamente no desempenho dos animais, favorecendo a produção e a saúde do rebanho.
Silagem de capiaçu: uma alternativa com ressalvas
A silagem de capiaçu, por sua vez, apresenta um cenário diferente. Para que ela consiga se aproximar da qualidade da silagem de milho, seria necessário incluir uma quantidade significativa de grãos na dieta das vacas, elevando os custos de suplementação.
Além disso, a digestibilidade do capiaçu é um ponto de atenção. A partir dos 120 dias, quando geralmente é ensilado, sua digestibilidade não é considerada muito boa.
Isso significa que, mesmo com a inclusão de grãos, o aproveitamento dos nutrientes pelo animal pode ser inferior ao que se obteria com a silagem de milho.
Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!
Fatores para a tomada de decisão
Apesar da superioridade nutricional do milho, a escolha da silagem ideal para a sua propriedade deve levar em conta o contexto local e as condições de produção. Edson Poppi ressalta que a resposta não é simples, pois envolve vários fatores:
- Dificuldade de produzir milho: Se a sua região apresenta desafios para o cultivo de milho (clima, solo, logística), pode ser mais conveniente produzir uma silagem de capiaçu.
- Custo de inclusão de grãos: Avalie se o custo de suplementar a silagem de capiaçu com grãos compensa em relação ao investimento e à produtividade do milho.
- Valor nutritivo: Esteja ciente de que a silagem de capiaçu, por si só, tem um valor nutritivo menor que a de milho, exigindo um planejamento nutricional mais complexo.
Em suma, a silagem de milho é superior em qualidade para acelerar a produção de leite.
No entanto, se a produção de milho for um impeditivo, o capiaçu pode ser uma alternativa viável, desde que seja complementada adequadamente com grãos para suprir as necessidades nutricionais do gado leiteiro.
Tem dúvidas? Envie sua pergunta
Você também pode obter resposta à sua pergunta sobre qualquer dúvida que tiver na fazenda.
Envie para o quadro Giro do Boi Responde no link do WhatsApp do Giro do Boi, pelo número (11) 93310-7346 ou ainda pelo e-mail [email protected].
News Giro do Boi no Zap!
Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi.