O engenheiro agrônomo Wagner Pires, embaixador de conteúdos do Giro do Boi, fez um alerta aos pecuaristas sobre a importância de tomar muito cuidado na hora de comprar sementes. Dê o play no vídeo abaixo e entenda bem os riscos.
A qualidade das sementes de pastagem normalmente não anda junto com preço, por isso é preciso ficar atento com as sementes piratas de forrageiras.
“Não compre nada sem nota fiscal, exija a nota fiscal de tudo, inclusive da semente. Não deixe para comprar a semente em cima da hora do plantio, porque você tem de comprar semente, tirar uma amostra dela, fazer um canteirinho, ver como é que vai ficar a germinação. Se não germinar direito, você tem de devolver.”
Wagner Pires
Teste as sementes que está comprando
Outra dica do especialista é fazer um teste daquilo que você está comprando.
“Não plante as cegas, não abra o saco e saia plantando. Anote os lotes, verifique se você está recebendo aquilo que você comprou, se a cultivar certa e o valor cultural certo.”
Pires também recomenda comprar a semente pura, pois é uma garantia de que você terá uma boa formação, um bom vigor e uma boa germinação.
“Busque as melhores marcas do mercado, porque as melhores marcas as empresas prezam pela marca dela, pela qualidade. Então você já vai se aliviar um pouco e não deixe de fazer os seus testes.”
Wagner Pires
Recomendações de semeadura de pasto
O especialista também alerta sobre empresas que vendem a semente delas muito caras e costumam recomendar menos sementes.
“Às vezes eles falam uma dosagem mais baixa para você fechar a conta e ver que mesmo caro você ainda está ganhando. Só que não se esqueça que você precisa ter no mínimo 13 plantas por metro quadrado, tem de ter uma boa germinação e fechar bem a área.”
Wagner Pires
Se você tem uma área sujeita a plantas daninhas, sujeita a correr água de chuva ou um veranico, convém você jogar uma quantidade um pouco a mais de semente.