TECNOLOGIA

Saiba como o seu rebanho pode se livrar das moscas-dos-chifres por 7 meses

Produto ainda tem demonstrado um ganho médio de 15,8 kg por animal tratado ao longo dos 210 dias de ação do produto

Saiba como o seu rebanho pode se livrar das moscas-dos-chifres por 7 meses
Saiba como o seu rebanho pode se livrar das moscas-dos-chifres por 7 meses

Um avanço tecnológico promete alívio para a pecuária brasileira diante da ameaça persistente das moscas-dos-chifres. A grande notícia é que a tecnologia pode livrar o gado destes insetos por até sete meses. Assista ao vídeo abaixo e confira essa história.

Com uma média de 15 a 40 picadas por mosca, totalizando até 500 insetos por cabeça de gado, os prejuízos chegam a surpreendentes 40 kg de peso por animal.

Esse incômodo frequente culmina em perdas que se aproximam da casa dos R$ 7 bilhões anualmente.

No entanto, uma solução inovadora desenvolvida pela Vetoquinol Saúde Animal promete aliviar os produtores por até sete meses.

Condições de tempo passam a ser favoráveis às moscas-dos-chifres

Bovino com infestação de moscas-dos-chifres. Foto: Reprodução
Bovino com infestação de moscas-dos-chifres. Foto: Reprodução

A retomada das chuvas e o clima quente são condições ideais para a proliferação dessas pragas, que não apenas reduzem o peso dos animais, mas também causam estresse crônico, danificam o couro, transmitem doenças e prejudicam a reprodução.

A boa notícia é que a tecnologia do brinco Fiprotag, com uma durabilidade de 210 dias (sete meses), tem se mostrado eficaz no combate a essas infestações.

Recentemente, em um evento realizado pela Vetoquinol Saúde Animal em Goiânia (GO), dezenas de produtores e profissionais do setor se reuniram em Goiânia para discutir e testemunhar os resultados dessa tecnologia.

A jornada Fiprotag, como tem sido chamada, visa disseminar informações sobre o controle da mosca-dos-chifres, proporcionando aos pecuaristas acesso a tecnologias de ponta.

Estudo da UFMS confirma eficácia prolongada

Detalhe de moscas-dos-chifres. Foto: Divulgação/Embrapa
Detalhe de moscas-dos-chifres. Foto: Divulgação/Embrapa

Um estudo conduzido pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, sob a orientação do doutor em medicina veterinária e professor Gustavo Guerino Macedo, avaliou os resultados do uso do Fiprotag.

Os resultados foram animadores, demonstrando um ganho médio de 15,8 kg por animal tratado ao longo dos 210 dias de ação do produto.

O estudo reforça a eficácia do Fiprotag no combate às moscas-dos-chifres e destaca seu impacto positivo na lucratividade do pecuarista.

Depoimentos de quem utiliza a tecnologia no campo

Aplicação do brinco Fiprotag 210 no animal. Foto: Giro do Boi
Aplicação do brinco Fiprotag 210 no animal. Foto: Giro do Boi

Produtores que já utilizam o Fiprotag em suas propriedades expressaram satisfação com os resultados.

O ganho de peso observado, aliado à praticidade e durabilidade do brinco, tornam-no uma escolha valiosa para o manejo do rebanho. A tecnologia se destaca como uma solução eficaz e moderna para um problema antigo na pecuária brasileira.

Diante do sucesso desses eventos e da aceitação positiva da tecnologia, a expectativa é que mais pecuaristas adotem o Fiprotag em suas propriedades, contribuindo para uma pecuária mais eficiente e rentável.