SUPLEMENTAÇÃO NAS ÁGUAS

RIP e TIP: especialista revela o segredo para um GMD de 1 kg ao dia!

As estratégias comprovadas garantem ganho acelerado de peso e maior rentabilidade na pecuária, segundo o pesquisador Flávio Dutra de Resende, diretor do Polo Regional de Alta Mogiana da APTA. Assista ao vídeo

RIP e TIP: especialista revela o segredo para um GMD de 1 kg ao dia!
RIP e TIP: especialista revela o segredo para um GMD de 1 kg ao dia!

A pecuária de corte brasileira avança com a intensificação da recria e da terminação, e o segredo para um ganho médio diário (GMD) de até 1 kg ao dia foi detalhado pelo pesquisador Flávio Dutra de Resende, diretor do Polo Regional de Alta Mogiana da APTA (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios), durante entrevista ao Giro do Boi. Assista ao vídeo e confira.

Especialista no desenvolvimento de sistemas como Recria Intensiva a Pasto (RIP) e Terminação Intensiva a Pasto (TIP), Resende explica como a nutrição estratégica, a qualidade do pasto e a suplementação adequada fazem toda a diferença para otimizar a engorda do gado jovem.

O papel da RIP para acelerar a recria

A Recria Intensiva a Pasto (RIP) encurta a fase de recria e permite que um bezerro desmamado em maio ou junho atinja 15 arrobas já no início do ano seguinte, pronto para a terminação.

O segredo está na combinação de pastagem de qualidade com suplementação estratégica, fornecendo um aporte proteico adequado.

“Aqui em Colina, na época da seca, trabalhamos com suplemento de 26% de proteína, essencial para o crescimento muscular dos animais, garantindo um ganho de 1 kg por dia”, afirma Resende.

Terminação eficiente com a TIP

Terminação Intensiva a Pasto, a TIP, engorda o boi que nem o confinamento
Bovinos de recria são mais adaptados à TIP. Foto: Divulgação

Já na fase final, a Terminação Intensiva a Pasto (TIP) otimiza a conversão alimentar e melhora a eficiência da engorda.

“Ajustamos a dieta dos animais conforme a qualidade do pasto, reduzindo o teor proteico para 14% a 16% na alimentação suplementar durante a TIP”, explica o especialista.

Durante a época das águas, os animais conseguem converter até 110 kg de ração por arroba, um índice mais eficiente do que na seca, quando o consumo de ração sobe para 120 a 122 kg por arroba.

Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!

O impacto da suplementação e manejo correto

Vista aérea da área de produção de bovinos de corte da Apta de Colina. Foto: Reprodução/Giro do Boi
Vista aérea da área de produção de bovinos de corte da Apta de Colina. Foto: Reprodução/Giro do Boi

O pesquisador ressalta que a nutrição estratégica aliada ao manejo adequado evita oscilações de ganho de peso ao longo do ano. Em sistemas como a RIP e a TIP, a oscilação do pasto não compromete o desempenho dos animais, pois a suplementação corrige possíveis deficiências.

“Na média, conseguimos reduzir em 12 meses o tempo de abate do boi, proporcionando uma economia de R$ 600 por ano apenas com arrendamento de pasto e um acréscimo médio de 1,6 arroba por animal, o que resulta em ganhos financeiros expressivos”, detalha Resende.

Atenção ao planejamento da seca

Boi gordo na seca: quais nutrientes devem ser repostos com a perda do pasto
Boi gordo na seca: quais nutrientes devem ser repostos com a perda do pasto

O especialista alerta que a seca sempre chega primeiro para quem não maneja bem o pasto. Antecipar estratégias, ajustar a lotação da fazenda e vedar áreas são passos fundamentais para evitar perdas na época de estiagem.

“O momento de agir é agora. O produtor precisa preparar sua propriedade para garantir alimento suficiente para os meses críticos”, recomenda.

Conclusão

A adoção de sistemas como RIP e TIP permite ao pecuarista obter altos ganhos de peso diário, reduzir o tempo de terminação e aumentar a rentabilidade da atividade.

Investir em nutrição estratégica, controle da pastagem e manejo eficiente faz toda a diferença para uma pecuária mais produtiva e lucrativa.

News Giro do Boi no Zap!

Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi 2.