PECUÁRIA LEITEIRA

Produção de leite em meio hectare de terra? Saiba como isso é possível

Confira as recomendações do zootecnista Guilherme Marquez, um dos grandes especialistas em genética de gado de leite do Brasil

Produção de leite em meio hectare de terra? Saiba como isso é possível
Produção de leite em meio hectare de terra? Saiba como isso é possível

No quadro “Giro do Boi Responde” desta sexta-feira, 31 de maio, o renomado zootecnista Guilherme Marquez, especialista em genética de gado de leite e embaixador de conteúdo do Giro do Boi, responde uma questão do pecuarista Lúcio Pinheiro, de Guarapari, Espírito Santo. Assista ao vídeo abaixo e confira.

Com uma pequena área de morraria de meio hectare, Lúcio questiona se é viável trabalhar com um rebanho de vacas leiteiras Jersey com Sindi em sistema rotacionado, além de buscar orientações sobre o tamanho dos piquetes adequados.

Guilherme, com sua expertise, enfatiza a importância de um planejamento minucioso ao lidar com áreas reduzidas.

Pastagem é essencial em áreas pequenas

Vacas Gir Leiteiro pastejando à sombra das árvores em sistema Integração Lavoura-Pecuária-Floresta no Centro de Tecnologias de Raças Zebuínas Leiteiras (CTZL) da Embrapa Cerrados - Recanto das Emas/DF. Foto: Fabiano Bastos/Embrapa Cerrados
Vacas Gir Leiteiro pastejando à sombra das árvores em sistema Integração Lavoura-Pecuária-Floresta no Centro de Tecnologias de Raças Zebuínas Leiteiras (CTZL) da Embrapa Cerrados – Recanto das Emas/DF. Foto: Fabiano Bastos/Embrapa Cerrados

Explana que, além da disponibilização de pastagem, é essencial complementar a dieta com concentrado para atender às demandas nutricionais das vacas.

Ele ressalta que cada animal tem suas exigências de matéria seca a serem supridas, e a suplementação se faz necessária nesses casos.

Ao abordar a divisão da área em piquetes, Guilherme explica o conceito de período de descanso e período de ocupação.

Pastagem e bem-estar animal

Essa balanceada rotação garante a qualidade da pastagem e o bem-estar animal. Com cálculos precisos, ele recomenda piquetes de 200m² para comportar cerca de 10 vacas, considerando um eficiente sistema rotacionado.

Essas orientações, aliadas a um fornecimento estratégico de concentrado, visam otimizar a produção de leite em áreas compactas. O cuidadoso acompanhamento do manejo e a atenção à nutrição adequada dos animais são fundamentais para o sucesso nesse cenário desafiador.

Tem dúvidas? Envie sua pergunta

Você também pode obter resposta à sua pergunta sobre qualquer dúvida que tiver na fazenda.

Envie para o quadro Giro do Boi Responde no link do WhatsApp do Giro do Boi, pelo número (11) 97325-9752 ou ainda pelo e-mail [email protected].

News Giro do Boi no Zap!

Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi.