teste

A SAGA MARAGOGIPE

Produção de carne e grãos: entenda como ILP e irrigação garantem produção o ano todo!

Entenda como a produção de carne e grãos na Agropecuária Maragogipe utiliza a ILP e a irrigação para garantir uma produção o ano todo, mesmo na seca, e com sustentabilidade. Assista ao vídeo

Produção de carne e grãos: entenda como ILP e irrigação garantem produção o ano todo!
Produção de carne e grãos: entenda como ILP e irrigação garantem produção o ano todo!

Pecuaristas, a busca por uma produção de carne e grãos mais sustentável e de alta precisão é uma realidade em muitas fazendas brasileiras. Para garantir a produção o ano todo, mesmo em tempos de seca e veranicos, a Agropecuária Maragogipe tem investido pesado em tecnologia e em sistemas integrados de produção, como a Integração Lavoura-Pecuária (ILP) e a irrigação. Assista ao vídeo abaixo e confira.

Em mais um episódio de “A Saga Maragogipe”, o diretor de Operações Agropecuárias, Lucas Marques, e o supervisor agrícola, Emanuel Pereira Araújo, mostraram o trabalho de preparo de solo para a implantação de um novo projeto de irrigação na fazenda, destacando como o sistema ILP e a irrigação se complementam para um negócio de alta performance.

O solo como base da produção: ILP e preparo de solo

Área irrigada de plantio de soja sobre palhada de capim. Foto: Divulgação/Agropecuária Maragogipe
Área irrigada de plantio de soja sobre palhada de capim. Foto: Divulgação/Agropecuária Maragogipe

Na Agropecuária Maragogipe, a principal premissa é investir no solo, a base de toda a produção agrícola e animal.

A fazenda está em um projeto contínuo de recuperação do solo, com a implantação de 500 hectares de área irrigada. No entanto, o projeto não se resume a apenas “colocar a água”, mas a preparar o solo.

O preparo do solo é feito com um arado da Iveco, que revira o solo em uma profundidade de 35 a 40 centímetros, o que faz a camada superior ir para baixo e a inferior ir para cima.

O objetivo é corrigir a acidez e fornecer calcário, gesso e micronutrientes, permitindo que as raízes da soja ou do capim se aprofundem em busca de água e nutrientes, o que é fundamental para a produtividade.

A Integração Lavoura-Pecuária (ILP) é o coração da produção da fazenda. A metodologia convencional da ILP, que é utilizada em 90% da área da fazenda, consiste em:

  1. Plantar soja: Colhe-se a soja na época das águas.
  2. Plantar capim: A área é destinada para a safra de carne.
  3. Plantio direto de soja: Quando o gado sai da área de pasto, a massa que fica é utilizada para o plantio direto da soja na safra seguinte.

A presença do boi no pasto ajuda a melhorar o solo, fazendo com que as raízes do capim se aprofundem, o que contribui para o sucesso da cultura seguinte.

Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!

Irrigação: garantindo a produção o ano todo

Detalhe de área de cultivo de milho. Foto: Reprodução
Detalhe de área de cultivo de milho. Foto: Reprodução

A irrigação é uma ferramenta de suma importância para o negócio, pois ela corta os veranicos, que causam quebras de safra e perdas de produtividade. Mesmo com o preparo do solo, a temperatura pode influenciar na produção, e a água é um fator que mitiga o risco.

O sistema da Agropecuária Maragogipe, com a integração da agricultura e da pecuária e o uso da irrigação, cria um ciclo dinâmico e versátil. Após uma safra de soja, uma safra de milho com capim pode ser plantada.

O milho se transforma em silagem para o confinamento, e depois a área é usada para a safra de boi, ou para silagem de capim. O sistema de ILP faz com que 1+1 seja igual a 3, dando mais dinamismo e alternativas ao negócio.

A produção de carne e grãos na fazenda é um caminho sem volta, e o investimento em preparo de solo, ILP e irrigação tem se mostrado viável e de alta rentabilidade.

O sucesso da Agropecuária Maragogipe, com produções de até 87 sacas de soja por hectare, comprova que a tecnologia, a gestão e a sustentabilidade andam de mãos dadas para garantir a produção o ano todo.

News Giro do Boi no Zap!

Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi.