CONTROLE DE INVASORAS

Plantas daninhas: série da UFSCar apresenta soluções sustentáveis para as pastagens

Projeto de pesquisa busca alternativas ecológicas para controle das invasoras nas pastagens

Plantas daninhas: série da UFSCar apresenta soluções sustentáveis para as pastagens
Plantas daninhas: série da UFSCar apresenta soluções sustentáveis para as pastagens

Recentemente, o Instituto da Cultura Científica da UFSCar lançou uma série educativa sobre plantas daninhas e soluções sustentáveis para seu controle, disponível nas redes sociais da universidade. Assista ao vídeo abaixo e confira.

Sob a coordenação de Márcio Weber Paixão, professor do Departamento de Química da UFSCar, a iniciativa vem em resposta à crescente resistência de plantas daninhas aos herbicidas tradicionais e aos impactos ambientais causados por esses produtos, que incluem contaminação do solo, água e ar.

Pesquisa busca controle fitossanitário sustentável

Paixão explica que o projeto, realizado em parceria com cinco universidades federais, busca desenvolver novos produtos e processos fitossanitários com ênfase nos biodefensivos.

Diferentes de herbicidas convencionais, os biodefensivos são derivados de fontes naturais e oferecem menor toxicidade ao meio ambiente e à saúde humana.

“A pesquisa é voltada para o desenvolvimento de compostos que agem seletivamente nas daninhas, preservando as culturas desejadas e reduzindo os danos ambientais”, aponta Paixão.

Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!

A estratégia de pesquisa inclui a síntese de compostos que atuam na enzima 4-hidroxifenilpiruvato dioxigenase (HPPD), essencial para a fotossíntese das plantas invasoras.

Produzidos a partir de biomassa lignocelulósica — resíduos de madeira e cana-de-açúcar — esses compostos inibem o crescimento das daninhas sem prejudicar a biodiversidade, oferecendo uma alternativa mais econômica e sustentável aos produtores.

Série nas redes sociais amplia a conscientização

Para ampliar o impacto da pesquisa, a série “Daninhas” foi idealizada em uma linguagem acessível, com infográficos e explicações sobre os efeitos das plantas daninhas e possíveis manejos sustentáveis.

Paixão ressalta que a série visa aumentar o engajamento da sociedade em torno de práticas mais sustentáveis, informando sobre os riscos dos herbicidas e as alternativas ecológicas.

Com publicações semanais, a série será transmitida pelo Instagram e outras redes da UFSCar, abordando temas como os impactos das plantas invasoras, métodos de manejo, e detalhes da pesquisa de biodefensivos.

Projeto interdisciplinar e apoio à sustentabilidade

Reação das plantas daninhas após a aplicação do herbicida que está sendo desenvolvido na UFSCar: (à esq.) antes da aplicação do novo herbicida; (à dir.) após 24h de aplicação do novo herbicida.

O projeto em rede das universidades federais é financiado pelo CNPq e faz parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, em especial o ODS2, que promove a agricultura sustentável.

Paixão acredita que, com esses compostos, será possível minimizar os prejuízos causados pelas plantas daninhas e beneficiar toda a cadeia agrícola com soluções mais seguras e inovadoras. Clique aqui para acompanhar esta série pelas redes sociais da UFSCar (Instagram, Facebook e LinkedIn) e do ICC (Instagram).