A dúvida sobre o uso da palha de coco babaçu triturada para alimentar gado Nelore e Angus foi respondida pelo doutor em produção animal Joaquim Bezerra Costa, pesquisador e chefe adjunto de pesquisa e desenvolvimento da Embrapa Cocais, localizada em São Luís, Maranhão. Assista ao vídeo abaixo e confira as recomendações detalhadas.
A questão foi levantada por Eldo Fonseca, de Bom Jesus, Piauí, no quadro “Giro do Boi Responde” desta segunda-feira, 2 de dezembro, no programa Giro do Boi.
O que diz a ciência sobre a palha de coco babaçu
De acordo com Joaquim Bezerra Costa, a utilização da palha de coco babaçu triturada como alimento para bovinos não é recomendada na maioria dos casos.
O motivo principal está na composição bromatológica da palha, que apresenta alta quantidade de fibra com elevado teor de lignina.
Esses fatores tornam o volumoso de baixa digestibilidade, ou seja, os animais conseguem aproveitar apenas uma pequena parte dos nutrientes ingeridos.
Estudos realizados por professores da Universidade Federal do Piauí indicam que a degradabilidade da palha de babaçu, mesmo após tratamentos químicos para melhorar a digestibilidade, é de apenas 30% a 35%.
Isso significa que, ao consumir 1 kg do material, o animal aproveitaria apenas 300 g a 350 g em forma de nutrientes. Tal resultado se aproxima de outras fontes fibrosas de baixo valor nutricional, como a bagana de carnaúba.
Situações de uso emergencial da palha de coco babaçu triturada
Apesar das limitações, a palha de coco babaçu triturada pode ser considerada em situações extremas, como períodos de seca severa e escassez de alimentos.
No entanto, mesmo nesses casos, a recomendável é buscar alternativas mais nutritivas, como capins ou leguminosas, que ofereçam maior retorno nutricional e melhor desempenho para o rebanho.
Para Eldo Fonseca e outros produtores, a recomendação é investir em opções de forrageiras de maior qualidade sempre que possível, assegurando que o rebanho, seja Nelore ou Angus, receba uma alimentação equilibrada que favoreça o ganho de peso e a saúde animal.
Considerações finais sobre a nutrição de bovinos no Nordeste
A palha de coco babaçu triturada, devido ao seu baixo valor nutricional, não é indicada como alimento principal para bovinos.
Exceções podem ocorrer em condições extremas, mas, mesmo assim, seu uso deve ser limitado. Para garantir o sucesso na pecuária, a diversificação de volumosos de alta qualidade é a melhor estratégia.
Tem dúvidas? Envie sua pergunta
Você também pode obter resposta à sua pergunta sobre qualquer dúvida que tiver na fazenda.
Envie para o quadro Giro do Boi Responde no link do WhatsApp do Giro do Boi, pelo número (11) 93310-7346 ou ainda pelo e-mail [email protected].
News Giro do Boi no Zap!
Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi 2.