TECNOLOGIA NO CAMPO

Novo inoculante para o milho reduz em 25% o uso de nitrogênio e aumenta em 12% o rendimento do cereal

A tecnologia desenvolvida em parceria entre a Embrapa Soja e a Coopavel impulsiona produtividade e sustentabilidade no campo. Assista ao vídeo

Novo inoculante para o milho reduz em 25% o uso de nitrogênio e aumenta em 12% o rendimento do cereal
Novo inoculante para o milho reduz em 25% o uso de nitrogênio e aumenta em 12% o rendimento do cereal

A agricultura brasileira acaba de ganhar um reforço estratégico para aumentar a eficiência do milho safrinha. A Embrapa Soja e a Cooperativa Coopavel lançaram o Azoscoop®, um inoculante inovador que permite reduzir em 25% o uso de nitrogênio químico e, ao mesmo tempo, elevar a produtividade dos grãos em 12,4%. Assista ao vídeo abaixo e confira os detalhes.

A nova tecnologia para a cultura do milho foi apresentada recentemente durante o Show Rural Coopavel, em Cascavel (PR), e promete impactar positivamente o setor ao diminuir custos com fertilizantes e reduzir impactos ambientais.

Segundo o pesquisador da Embrapa Soja, Marco Antonio Nogueira, responsável pelo desenvolvimento do inoculante, o Azoscoop® é fruto de uma pesquisa de quatro safras em sete ensaios de campo no Paraná.

O resultado mostrou que a inoculação manteve a produtividade do milho mesmo com 25% menos nitrogênio químico e, nos tratamentos que receberam 75% de N, o bioinsumo aumentou o rendimento de grãos em 12,4%.

O que faz do Azoscoop® uma inovação no campo?

Detalhe do enraizamento do milho com a nova tecnologia do inoculante. Foto: Divulgação/Embrapa Soja

O Azoscoop® combina duas estirpes de bactérias promotoras de crescimento, o Azospirillum brasilense (CNPSo 2083 e CNPSo 2084), que desempenham funções essenciais no desenvolvimento da lavoura.

📌 Fixação biológica de nitrogênio: ainda que modesta, essa capacidade reduz a dependência de fertilizantes nitrogenados.

📌 Síntese de fitormônios: promove o crescimento das raízes, tornando-as mais eficientes na absorção de água e nutrientes.

📌 Maior aproveitamento do N-fertilizante: melhora a eficiência do nitrogênio aplicado, reduzindo perdas e otimizando o uso dos insumos.

📌 Sustentabilidade e redução de custos: ao diminuir o uso de fertilizantes químicos, o Azoscoop® reduz a emissão de gases de efeito estufa, gerando benefícios ambientais e econômicos.

Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!

Inoculantes biológicos ganham espaço na agricultura

Banner da tecnologia exposta durante o Show Rural Coopavel. Foto: Divulgação/Embrapa Soja

Os bioinsumos vêm se consolidando como uma solução essencial para melhorar a produtividade agrícola e reduzir impactos ambientais.

As estirpes de Azospirillum brasilense utilizadas no Azoscoop® estão no mercado desde 2009 e representam um setor em crescimento, com mais de 20 milhões de doses comercializadas anualmente.

De acordo com Nogueira, a tendência é que o uso de biológicos continue em expansão, devido à sua eficácia comprovada e ao custo reduzido em relação aos fertilizantes químicos.

Além disso, essa alternativa atende à demanda crescente por alimentos mais saudáveis e práticas agrícolas sustentáveis.

Coopavel inaugura biofábrica e aposta no futuro dos biológicos

Lavoura de milho. Foto: Canva

O Azoscoop® marca a inauguração da Biocoop, a primeira biofábrica de uma cooperativa no Brasil. A iniciativa reforça o compromisso da Coopavel com inovação e sustentabilidade no agronegócio, abrindo portas para novos produtos biológicos no futuro.

💡 A comercialização do Azoscoop® começa em fevereiro de 2025, atendendo ao plantio da safra de milho safrinha.

🔎 Acompanhe o Giro do Boi para mais atualizações sobre inovações no campo!

News Giro do Boi no Zap!

Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi.