SANIDADE ANIMAL

Mosca-dos-chifres: campanha nacional ajuda pecuaristas a controlar parasitos

A Vetoquinol lidera iniciativa para mitigar prejuízos causados pela mosca-dos-chifres, potencializando a produtividade na pecuária

Mosca-dos-chifres: campanha nacional ajuda pecuaristas a controlar parasitos
Mosca-dos-chifres: campanha nacional ajuda pecuaristas a controlar parasitos

De 9 a 16 de setembro, a Vetoquinol — uma das principais indústrias de saúde animal do mundo — promove uma campanha nacional com foco na conscientização dos pecuaristas sobre os danos causados pela mosca-dos-chifres (Haematobia irritans). Assista ao vídeo abaixo e confira.

Este ectoparasita é altamente prejudicial à pecuária de corte e leite, pois sua alimentação hematófaga gera estresse nos animais e compromete sua produtividade. 

Semana Fiprotag 210: combate intensivo ao parasita

Durante a Semana Fiprotag 210, a Vetoquinol intensifica suas atividades de conscientização, realizando recepções temáticas em revendas parceiras por todo o País.

Essas ações visam alertar os pecuaristas sobre o impacto negativo do parasita em suas operações e a importância de controlá-lo para garantir a rentabilidade das fazendas.

Com a proximidade das chuvas, a reprodução da mosca é acelerada, aumentando as infestações, especialmente em animais adultos de pele escura, embora os jovens e de pele clara não sejam imunes.

Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!

Tecnologia de controle integrado

Para enfrentar o problema, a Vetoquinol destaca o Fiprotag 210, um brinco mosquicida com eficácia comprovada, que elimina infestações em apenas 30 minutos e mantém a proteção por até 210 dias.

De acordo com estudos da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, a solução não apenas protege contra infestações, mas também melhora o bem-estar dos animais, resultando em um ganho de 15 quilos a mais durante o período de proteção em comparação aos bovinos desprotegidos.

Impacto econômico e continuidade do programa

O impacto econômico da mosca-dos-chifres chega a 3 bilhões de dólares anuais, segundo a Embrapa, tornando imperativo o uso de tecnologias avançadas.

Após a Semana Fiprotag 210, a empresa continuará suas atividades de conscientização por meio da Jornada Fiprotag 210, levando informações técnicas valiosas sobre o controle do parasita a várias regiões do Brasil.

News Giro do Boi no Zap!

Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi 2.