Respondendo à curiosidade de Jerônimo Campos, de Novo São Joaquim (MT), a médica-veterinária Daiana Maróstica, representante da Vetoquinol Saúde Animal, abordou o tema sobre a eficácia da margarina como repelente de insetos e parasitas em gado. Assista ao vídeo abaixo e desvende este mistério.
Maróstica destaca que, apesar de algumas práticas serem disseminadas e adotadas por tradição, a margarina não tem sua eficácia como repelente contra as moscas-dos-chifres ou carrapatos comprovada por estudos científicos na medicina veterinária.
A prática pode ser mais um remédio caseiro transmitido entre gerações, sem um respaldo técnico adequado.
Busca por métodos comprovados
Para questões de controle de parasitos, como moscas e carrapatos que afetam o gado, Maróstica recomenda que o pecuarista busque assistência de um técnico ou consultor agropecuário.
Estes profissionais podem avaliar a extensão da infestação e elaborar um plano de controle estratégico baseado em produtos da indústria farmacêutica que tenham comprovação de eficiência e segurança, apoiados por estudos e evidências científicas.
A empresa, por exemplo, possui uma tecnologia inovadora de controle de moscas-dos-chifres através de brincos.
Alternativas para o combate a parasitos
Portanto, assim como Jerônimo, os demais pecuaristas devem considerar o uso de métodos e produtos que tenham eficácia garantida através de pesquisas validadas para proteger seu rebanho contra os parasitas.
Essa abordagem garante resultados efetivos e previne o uso de substâncias que podem ser inócuas ou até prejudiciais aos animais.