CADA BEZERRO IMPORTA

Maragogipe: saiba como fazenda referência praticamente zerou suas perdas de bezerros

Com manejo de excelência, Fazenda Maragogipe alcança quase zero de mortalidade e se torna modelo nacional em produtividade na cria. Assista ao vídeo

Maragogipe: saiba como fazenda referência praticamente zerou suas perdas de bezerros
Maragogipe: saiba como fazenda referência praticamente zerou suas perdas de bezerros

Se existe um lugar onde cada bezerro realmente importa, esse lugar é a Fazenda Maragogipe. Localizada entre as referências da pecuária de cria no Brasil, a propriedade alcançou marcas que impressionam: quase zero de perdas na fase de cria e altos índices reprodutivos, com taxa de prenhez que chega a 75% no primeiro protocolo de IATF. Assista ao vídeo abaixo e confira esta história.

No episódio final da série especial Cada Bezerro Importa, exibida no programa Giro do Boi, Lucas Marques, diretor de operações da Agropecuária Maragogipe, e Márcio de Melo, o Marquito, encarregado de pecuária, revelaram como a fazenda transformou dedicação e técnica em eficiência e lucratividade.

Cada bezerro vale ouro na Maragogipe

Bezerro cruzado e sua mãe, uma vaca Nelore: genética de ponta da Maragogipe. Foto: Divulgação/Maragogipe

Na Maragogipe, cada nascimento é tratado como um ativo valioso. A atenção começa já na maternidade: bezerros passam por protocolos sanitários rigorosos logo nas primeiras horas de vida, com cura de umbigo, vermifugação, aplicação de preventivo contra clostridioses e identificação com tatuagem.

A seleção começa cedo e o cuidado também”, destaca Marquito. “O protocolo é seguido à risca, tanto para o gado de melhoramento genético quanto para o cruzamento industrial. A diferença é que os bezerros cruzados já recebem creep feeding e vacinas específicas como a de pneumonia e albendazol antes da desmama”.

Pasto, nutrição e escore corporal

Lucas (à esq.) e Marquito destacam o trabalho com o cuidado com a cria na Maragogipe. Foto: Reprodução/Maragogipe

Outro diferencial é o cuidado com a nutrição e o dimensionamento dos lotes. As fêmeas são mantidas com forragem de qualidade e suplemento mineral, garantindo escore corporal adequado tanto no momento do parto quanto durante a amamentação. O reflexo direto disso é o alto índice de fertilidade.

“Essas bezerras que estão no pé da vaca hoje, já serão matrizes do futuro”, explica Lucas. “Em 2026, estarão parindo como superprecoces, com 25 meses de idade. E tudo isso só é possível com um manejo que começa no dia do nascimento”.

Rebanho jovem, genética forte

A reposição de matrizes também segue um plano estratégico. Bezerras nascidas hoje entram no núcleo de superprecoces amanhã, impulsionando o avanço genético e reduzindo a idade média do rebanho.

“Esse trabalho empurra para fora os animais mais antigos. A pressão de seleção é constante, e o resultado é um gado cada vez mais produtivo e adaptado”, afirma Marquito.

Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!

Cruzamento com estratégia

No rebanho de cruzamento industrial, a lógica é clara: cada vaca deixa um boi ou uma novilha prontos para o gancho, com alimentação dirigida e protocolos sanitários ajustados à realidade do sistema.

O cuidado com o manejo pré-confinamento evita perdas por estresse e melhora o aproveitamento das vacinas.

Resultados que falam por si

A excelência da Fazenda Maragogipe não se traduz apenas em protocolos e discursos. Ela aparece nos números: taxas de mortalidade beirando zero e índices reprodutivos acima da média nacional.

Isso sem falar na uniformidade e qualidade dos lotes de bezerras e novilhas, que são a base da genética DeltaGen.

O segredo é não errar no início. Se o manejo for bem-feito desde o nascimento, o sucesso é consequência”, resume Lucas Marques.

Com foco, disciplina e muita técnica, a Maragogipe mostra que é possível produzir com responsabilidade, sanidade, bem-estar e alta rentabilidade. Um verdadeiro orgulho para a pecuária nacional.

News Giro do Boi no Zap!

Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi.