SUSTENTABILIDADE

Jornada pelo clima conecta agricultura, pesquisa e sustentabilidade rumo à COP30

Campanha da Embrapa vai percorrer os biomas do Brasil, promovendo debates e mostrando soluções sustentáveis para a agropecuária no contexto das mudanças climáticas

Jornada pelo clima conecta agricultura, pesquisa e sustentabilidade rumo à COP30
Jornada pelo clima conecta agricultura, pesquisa e sustentabilidade rumo à COP30

A Embrapa lança, no dia 7 de maio, em Brasília (DF), a Jornada pelo Clima, uma grande mobilização nacional que vai discutir os rumos da agricultura diante das mudanças climáticas, em preparação para a Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), que acontecerá em novembro, em Belém (PA).

A Jornada vai percorrer todos os biomas brasileiros por meio dos Diálogos pelo Clima, eventos presenciais com participação de produtores rurais, universidades, organizações do setor, representantes do governo e da sociedade civil.

O objetivo é reunir diferentes olhares para fortalecer estratégias de adaptação e mitigação das emissões de gases de efeito estufa na agropecuária brasileira.

Da pesquisa à ação: experiências imersivas na COP30

A culminância da Jornada acontecerá em novembro, na AgriZone, a “Casa da agricultura sustentável” que será montada na Embrapa Amazônia Oriental, em Belém.

O local estará aberto ao público durante a COP30 e terá auditórios, salas de reunião, espaços imersivos e demonstrações de sistemas sustentáveis de produção, como agroflorestas, integração lavoura-pecuária-floresta e bioinsumos.

Além disso, o espaço contará com estandes para patrocinadores e uma Feira da Sociobiodiversidade, com participação de comunidades tradicionais e produtores familiares.

“Queremos mostrar como a ciência pode gerar soluções reais para a agricultura do presente e do futuro”, destaca Ana Euler, diretora de Inovação da Embrapa.

Uma agenda que valoriza quem produz com responsabilidade

A Jornada pelo Clima reforça o protagonismo do campo na luta contra as mudanças climáticas. Entre as tecnologias em destaque estão o plantio direto, a fixação biológica de nitrogênio, o uso de bioinsumos, sensores, inteligência artificial e técnicas de restauração florestal.

A presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, destaca a importância da abordagem territorializada:

“Ao ouvir os biomas, construímos propostas eficazes e ajustadas às realidades locais. Nosso papel é promover uma agricultura que produza alimentos, gere renda e também ajude a proteger o planeta”.

Próximas datas dos eventos

  • 7 de maio – Brasília (lançamento nacional)
  • 26 de maio – Cuiabá (Cerrado)
  • 11 de junho – Corumbá (Pantanal)
  • 2 de julho – Manaus (Amazônia)
  • 6 de agosto – Porto Alegre (Pampa)
  • 17 de setembro – Fortaleza (Caatinga)
  • 8 de outubro – São Paulo (Mata Atlântica)

Chamada para participação e patrocínio

Uma chamada pública será lançada nos próximos dias para que empresas, organizações da sociedade civil e instituições de pesquisa possam propor eventos, exposições e iniciativas dentro da AgriZone.

A Embrapa também está em busca de patrocinadores para viabilizar a programação e atividades da Jornada, como viagens de jornalistas e produção de conteúdos.

Para acompanhar todas as novidades, acesse o site oficial: www.embrapa.br/cop30.

News Giro do Boi no Zap!

Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi.