DÚVIDA DO PRODUTOR

Inseminação e repasse no mesmo dia? Especialista explica se prática é indicada

Realizar a inseminação e o repasse com touro no mesmo dia pode comprometer o controle genético do rebanho, alerta especialista da ABCZ. Assista ao vídeo

Inseminação e repasse no mesmo dia? Especialista explica se prática é indicada
Inseminação e repasse no mesmo dia? Especialista explica se prática é indicada

A prática de realizar inseminação e repasse no mesmo dia ainda gera dúvidas entre muitos pecuaristas. No quadro “Giro do Boi Responde”, desta segunda-feira (7), o zootecnista Ricardo Abreu, gerente de fomento da ABCZ, esclareceu por que essa técnica não é recomendada para quem busca precisão no melhoramento genético do rebanho. Assista ao vídeo abaixo e confira.

A dúvida veio da produtora Paola Zanotta, da Fazenda Nascentes do Pinga, em Piracicaba (SP). Ela questionou se existe algum problema técnico em colocar o touro para repasse no mesmo dia da inseminação artificial.

Existe uma razão técnica importante para não adotar essa prática”, explicou Ricardo Abreu. “Ao colocar o touro no mesmo dia ou logo após a inseminação, fica impossível saber quem é o pai do bezerro: se é fruto da inseminação artificial ou da monta natural.”

A recomendação padrão, segundo o especialista, é aguardar de 30 a 40 dias após a inseminação artificial (IA) para, então, colocar o touro em repasse.

Dessa forma, é possível assegurar que as fêmeas que emprenharem nesse intervalo são resultado da IA, e as demais serão cobertas naturalmente.

Rastreabilidade genética

Manter o controle sobre a origem genética dos bezerros é essencial, principalmente em programas de melhoramento genético, como o PMGZ da própria ABCZ.

Se o repasse ocorrer logo após a inseminação, perde-se a rastreabilidade, o que pode comprometer os avanços genéticos do rebanho.

Embora exista a possibilidade de realizar exames de DNA para verificar a paternidade dos bezerros, esse processo envolve custos e tempo, o que pode ser inviável para muitos criadores.

Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!

Uso de touros PO avaliados

Ricardo também reforçou a importância de usar touros zebuínos PO registrados e com boas avaliações genéticas, seja na inseminação, seja na monta natural.

A ABCZ disponibiliza todas essas informações de forma gratuita em suas plataformas online, como o abcz.org.br.

“O Brasil é um dos países que mais utilizam a inseminação artificial em tempo fixo no mundo. Mais de 22% das fêmeas de corte já são inseminadas. Mas, para garantir os benefícios dessa tecnologia, é fundamental respeitar as recomendações técnicas, como o tempo de repasse”, concluiu o especialista.

Tem dúvidas? Envie sua pergunta

Você também pode obter resposta à sua pergunta sobre qualquer dúvida que tiver na fazenda.

Envie para o quadro Giro do Boi Responde no link do WhatsApp do Giro do Boi, pelo número (11) 93310-7346 ou ainda pelo e-mail [email protected].

News Giro do Boi no Zap!

Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi.