EMBRAPA

Gliricídia: pesquisadores criam sistema mecanizado que facilita manejo e uso de forrageira

A colheita mecanizada garante a rebrota da planta com altura uniforme, além de reduzir o tempo de operação quando comparada à colheita manual

Gliricídia: pesquisadores criam sistema mecanizado que facilita manejo e uso de forrageira
Gliricídia: pesquisadores criam sistema mecanizado que facilita manejo e uso de forrageira

Pesquisadores da Embrapa Agrobiologia (RJ) desenvolveram um sistema mecanizado para facilitar o manejo e uso da gliricídia (Gliricidia sepium), uma planta de múltiplos usos que pode gerar até 900 quilos de nitrogênio por hectare ao ano, reduzindo custos e impactos da aplicação de fertilizantes.

Antes da colheita mecanizada, o manejo manual da gliricídia era trabalhoso para os agricultores. A inovação permite a colheita mecanizada com o uso de colhedora de forragem, simplificando o processo.

Benefícios da colheita mecanizada

A colheita mecanizada da gliricídia traz vários benefícios:

  • Eficiência: reduz o tempo de operação e os custos de mão de obra, necessitando apenas de um tratorista para realizar o trabalho.
  • Rebrota uniforme: garante a uniformidade na rebrota da planta, permitindo a colheita em alturas entre 25 e 30 centímetros.
  • Biomassa: produz até 40 toneladas de biomassa fresca por hora, que pode ser usada como adubo verde, alimentação animal (silagem) ou na produção de fertilizantes.

Desenvolvimento e pesquisa

Os pesquisadores, liderados por Ednaldo Araújo, adaptaram o manejo da gliricídia para viabilizar a colheita mecanizada.

O estudo revelou que a produção de biomassa não é significativamente influenciada pela altura da poda, e a capacidade de rebrota é a mesma após corte manual ou mecanizado.

Implantação do banco de biomassa

Para garantir alta produtividade e longevidade, o sistema inclui a produção de mudas com sementes inoculadas com uma bactéria fixadora de nitrogênio específica para gliricídia, preparo do solo adequado, e transplantio em espaçamento compatível com a mecanização.

A propagação por sementes proporciona maior variedade genética e resistência aos estresses ambientais.

Curiosidades e potencial da gliricídia

As sementes da gliricídia são liberadas de forma explosiva, podendo ser dispersas a uma distância de até 25 metros.

A planta é resistente à seca e pode ser cultivada em várias partes do Brasil, preferencialmente em locais com altitudes de até 700 metros e temperaturas médias anuais entre 22°C e 28°C.

Além de suas propriedades como adubo verde e produção de biomassa, a gliricídia também pode ser usada como mourão vivo, para produção de madeira, lenha e como tutor vivo para culturas agrícolas.

Tecnologia para garantir avanço na nutrição animal

A mecanização do manejo da gliricídia representa um avanço significativo para os agricultores, tornando o uso dessa planta mais prático e eficiente.

A inovação facilita a colheita, reduz custos e tempo de operação, além de promover a sustentabilidade agrícola através da produção de biomassa e fixação biológica de nitrogênio.