teste

PASTO ALTERNATIVO

Gliricídia: a leguminosa que sobreviveu à seca para salvar o gado no Semiárido

Entenda como essa planta pode salvar o gado no Semiárido a partir das pesquisas da Embrapa Semiárido. Assista ao vídeo

Gliricídia: a leguminosa que sobreviveu à seca para salvar o gado no Semiárido
Gliricídia: a leguminosa que sobreviveu à seca para salvar o gado no Semiárido

Pecuaristas, a busca por alternativas para garantir alimento de qualidade para o gado na seca é crucial para a produtividade da fazenda. E uma planta, a gliricídia, uma leguminosa originária do México e América Central, tem se destacado como uma solução para o Semiárido brasileiro, que possui um rebanho de mais de 30 milhões de cabeças. Assista ao vídeo.

Nesta entrevista no programa Giro do Boi, o doutor em zootecnia e pesquisador da Embrapa, Rafael Dantas dos Santos, destacou o potencial da gliricídia.

Ele explica que a planta, testada em diversas pesquisas da Embrapa, foi uma das poucas que resistiram a um longo período de deficiência hídrica registrado em 2013, no estado de Sergipe.

Gliricídia: uma alternativa promissora para o Semiárido

Detalhe da planta de gliricídia. Foto: Divulgação/Embrapa Semiárido
Detalhe da planta de gliricídia. Foto: Divulgação/Embrapa Semiárido

A gliricídia tem se mostrado uma opção promissora para a alimentação do rebanho leiteiro. As suas características a tornam ideal para as condições do Semiárido brasileiro:

  • Resistência à seca: A gliricídia foi uma das poucas plantas que resistiram a um longo período de seca em Sergipe, provando sua resiliência.
  • Alto teor de proteína: A planta é rica em proteína, o que a torna uma excelente fonte de alimento para o gado.
  • Alta produção de massa verde: A gliricídia produz uma boa quantidade de massa verde, que pode ser armazenada para a seca.
  • Cultivo fácil e rápido: O plantio deve ser feito no início das chuvas. Se a área for irrigada, o primeiro corte pode ser feito em 4 meses. Se for em área de sequeiro, é preciso esperar um pouco mais para que as raízes se desenvolvam.

Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!

Produção de alimento e economia

Integração da gliricídia com demais plantas. Foto: Divulgação/Embrapa Semiárido

A gliricídia é uma alternativa de baixo custo que garante um alimento de boa qualidade para o gado. Segundo o pesquisador, 8 kg da silagem de gliricídia têm a mesma quantidade de proteína e o dobro de matéria seca de 1 kg de farelo de soja, e custa menos da metade do preço.

A produção de alimentos no próprio local, utilizando a mão de obra familiar e reduzindo a dependência de insumos externos, é outra vantagem da gliricídia.

O produtor pode cortar a planta sempre que tiver material para ser armazenado. Quanto mais ele corta, mais a planta se desenvolve e produz.

A gliricídia leguminosa é uma solução que a Embrapa tem apresentado para os produtores do Semiárido. A sua resistência à seca, o alto teor de proteína e o baixo custo a tornam uma ferramenta estratégica para a pecuária da região, que busca por mais produtividade e sustentabilidade.

News Giro do Boi no Zap!

Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi.