No “Giro do Boi Responde” desta terça-feira, 12 de março, Leandro Fortes, pecuarista de Boa Vista, capital de Roraima, levantou uma questão crucial ao empregar um proteinado com 30 gramas de fósforo em sua composição, preocupado com o impacto que isso poderia ter no índice de prenhez das fêmeas preparadas para a estação de monta. Assista ao vídeo abaixo e confira as recomendações.
Tiago Felipini, zootecnista e especialista em nutrição animal, consultor da Alcance Planejamento Rural e um dos grandes embaixadores de conteúdo do Giro do Boi, abordou essa preocupação com esclarecimentos fundamentais sobre suplementação e fertilidade.
A preocupação de Leandro quanto ao conteúdo de fósforo no proteinado foi abordada por Felipini, destacando a importância do consumo adequado do suplemento.
Segundo o especialista, a quantidade de fósforo, apesar de parecer baixa quando comparada ao sugerido por alguns criadores da região, não compromete necessariamente a fertilidade, desde que o consumo do proteinado esteja dentro dos parâmetros recomendados.
Recomendações de consumo de fósforo pelas vacas
Para garantir que as vacas recebam a suplementação adequada, elas devem consumir entre 0,5 a 1 grama do proteinado por quilo de peso vivo diariamente.
Levando em conta uma vaca adulta, isso se traduz em um consumo diário de 225 a 500 gramas de proteinado por animal.
Felipini reforça que, mesmo com um nível de fósforo menor que o mencionado ideal por alguns produtores, a suplementação nutricional será suficiente para manter a saúde e a fertilidade dos animais, desde que o consumo esteja dentro dos níveis adequados.
Componentes do proteinado e a importância do fósforo
O especialista também esclareceu que a composição dos proteinados tende a conter uma quantidade de minerais inferiores à encontrada no sal mineral isoladamente.
Isso se deve ao fato de que, na formulação dos proteinados, são considerados outros ingredientes nutricionais, como o milho e o farelo de soja, que diluem a proporção de fósforo no total da mistura.
Portanto, a preocupação deve ser mais com o consumo balanceado e adequado do proteinado do que tão somente com a concentração específica de fósforo.
Dicas para a boa fertilidade e um índice de prenhez satisfatório
A resposta de Tiago Felipini realça que, para alcançar uma boa fertilidade e um índice de prenhez satisfatório, os criadores devem focar no consumo adequado dos proteinados por parte dos animais.
Sem desconsiderar a importância do fósforo e outros nutrientes essenciais, o manejo nutricional deve ser holístico, garantindo que todos os requisitos dietéticos dos bovinos.