
Pecuaristas, a adubação de pastagens é uma prática fundamental para garantir a produtividade e a qualidade da forragem. No entanto, uma dúvida comum é se o gado pode permanecer na área após a aplicação do adubo de cobertura. Assista ao vídeo
Daniel Júnior, pecuarista de Governador Valadares (MG), levantou essa questão em relação às suas vacas de leite e novilhas.
Nesta quarta-feira, 20 de agosto, o zootecnista Josmar Almeida, mestre em Produção Animal e sócio da empresa Gerente de Pasto, respondeu à dúvida no quadro “Giro do Boi Responde”. Ele detalhou os cuidados necessários para a aplicação de fertilizantes em pastagens.
Tipos de adubo e a presença do gado

Josmar Almeida explica que a primeira coisa a se considerar é o tipo de produto que está sendo aplicado.
- Corretivos ou fertilizantes fosfatados: Se o produto for um corretivo (como calcário) ou um fertilizante à base de fósforo, não há problema em aplicá-lo com os animais na área.
- Fertilizantes com nitrogênio e potássio: Se o produto contiver nitrogênio e potássio, seja ele uma formulação ou um produto simples (como ureia ou cloreto de potássio), a atenção deve ser redobrada.
Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!
Cuidado com o empedramento do adubo

O principal cuidado ao aplicar um fertilizante que contenha nitrogênio e potássio é observar se o produto não está empedrado ou aglutinado.
- Risco de distúrbios nutricionais: Se o adubo empedrado for consumido pelo animal, acidentalmente ou por um apetite depravado, pode causar distúrbios nutricionais.
- Aplicação ideal: O ideal é que o adubo esteja completamente farelado para que seja aplicado na pastagem sem formar pedras.
Josmar Almeida recomenda que, se o fertilizante estiver em bom estado, sem empedramento, ele pode ser aplicado com os animais na área. No entanto, se o produto estiver com pedras, é fundamental quebrá-las antes de aplicar no solo.
Tem dúvidas? Envie sua pergunta
Você também pode obter resposta à sua pergunta sobre qualquer dúvida que tiver na fazenda.
Envie para o quadro Giro do Boi Responde no link do WhatsApp do Giro do Boi, pelo número (11) 93310-7346 ou ainda pelo e-mail [email protected].
News Giro do Boi no Zap!
Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi.