NUTRIÇÃO ANIMAL

Farelo de algodão na dieta de bezerros recém-nascidos: saiba como é o uso ideal

Especialista esclarece como incluir o ingrediente na alimentação dos bezerros

O farelo de algodão pode ser utilizado na dieta de bezerros recém-nascidos, mas é preciso atenção à escolha do produto e à proporção ideal na ração. Assista ao vídeo abaixo e confira as recomendações completas.

A recomendação foi feita pelo zootecnista Tiago Felipini, consultor da Alcance Planejamento Rural, no quadro Giro do Boi Responde, desta quarta-feira, 12 de fevereiro, em resposta à dúvida do pecuarista Marcelo Silva.

Farelo de algodão: pode ou não pode?

Os bezerros no novo pasto a após três dias lado a lado com as mães. Foto: Rafaela Davi
Os bezerros no novo pasto a após três dias lado a lado com as mães. Foto: Rafaela Davi

Sim, o farelo de algodão pode ser usado na dieta de bezerros, mas é importante optar pela versão sem casca, que possui maior concentração de proteína bruta e menor teor de fibra, garantindo melhor desempenho nutricional.

Felipini destacou que, embora o farelo de soja tenha maior valor nutricional devido à sua proteína bypass (que resiste à digestão no rúmen e é absorvida no intestino), a escolha entre um e outro deve levar em conta o custo-benefício para o produtor.

Qual a proporção ideal?

O especialista recomenda até 20% de farelo de algodão na mistura da ração concentrada. No entanto, essa porcentagem pode variar conforme:
Objetivo nutricional e desempenho esperado;
Fonte de energia escolhida (milho, sorgo ou milheto);
Tipo de volumoso disponível na fazenda.

Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!

Dica para economizar sem comprometer a nutrição

Detalhe da ração dos bovinos de corte. Foto: Reprodução
Detalhe da ração dos bovinos de corte. Foto: Reprodução

Para uma escolha mais eficiente, Felipini sugere que o pecuarista calcule o custo por quilo de proteína bruta entregue na fazenda, comparando diferentes fontes de proteína.

Caso o pecuarista precise de uma formulação específica para sua fazenda, o especialista recomenda entrar em contato com a equipe do Giro do Boi para ajustes personalizados na dieta dos bezerros.

Tem dúvidas? Envie sua pergunta

Você também pode obter resposta à sua pergunta sobre qualquer dúvida que tiver na fazenda.

Envie para o quadro Giro do Boi Responde no link do WhatsApp do Giro do Boi, pelo número (11) 93310-7346 ou ainda pelo e-mail [email protected].

News Giro do Boi no Zap!

Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi 2.