Uso touro Nelore PO ou Ceip? José Geraldo Campasso, produtor na região pantaneira de Poconé (MT), compartilhou sua dúvida no quadro “Giro do Boi Responde” desta quarta-feira, 4 de dezembro. Assista ao vídeo abaixo e confira os esclarecimentos na íntegra.
Ele adquiriu uma vacada pantaneira parida, com o objetivo inicial de recriar os bezerros e engordar as matrizes para o abate.
Porém, com a valorização do mercado de bezerros, José pondera prolongar a reprodução e busca saber se deve optar por touros Nelore PO, Ceip, ou outras raças no repasse.
Touros Nelore PO: qualidade garantida
Segundo Alexandre Zadra, especialista em genética e cruzamento industrial, a escolha por touros Nelore PO é altamente recomendada para a vacada pantaneira.
Zadra explica que o gado local, adaptado às limitações de forragem, costuma apresentar menor porte e ossatura mais leve, características que podem ser potencializadas com genética de qualidade.
Touros Nelore PO com boas DEPs (Diferenças Esperadas na Progênie), especialmente voltadas à precocidade sexual e idade ao primeiro parto, são ideais para melhorar ossatura e performance dos bezerros e futuras matrizes.
Ceip: equilíbrio e bom acabamento
Outra opção viável é o uso de touros certificados pelo programa CEIP. Esses animais, como os das linhagens Kayman e Caxambu, são reconhecidos pelo bom equilíbrio entre altura, profundidade e acabamento de carcaça.
Apesar de também agregarem precocidade sexual e performance, Zadra reforça que, para o caso de José Geraldo, o Nelore PO se destaca como a melhor escolha inicial para maximizar a qualidade dos bezerros.
Repasse e cruzamentos: ampliando os resultados
Para o repasse após a inseminação, Zadra sugere opções que garantam heterose máxima e adaptação ao Pantanal, como as raças Caracu, Bonsmara e Canchim.
O Bonsmara, com pelo curto e ótima adaptação, é uma alternativa promissora para a região. Já o Canchim, em cruzamento terminal, pode gerar animais altamente adaptados e com excelente padrão para o mercado.
Essa abordagem também pode trazer benefícios adicionais, como maior peso e uniformidade nas progênies.
Estratégia clara para mais ganhos
Combinando Nelore PO para a reprodução principal e raças adaptadas para o repasse, José Geraldo pode otimizar o desempenho de sua vacada pantaneira, aumentando a produtividade e o retorno econômico.
A decisão estratégica da genética é essencial para tirar o máximo proveito das oportunidades no mercado de bezerros.
Tem dúvidas? Envie sua pergunta
Você também pode obter resposta à sua pergunta sobre qualquer dúvida que tiver na fazenda.
Envie para o quadro Giro do Boi Responde no link do WhatsApp do Giro do Boi, pelo número (11) 93310-7346 ou ainda pelo e-mail [email protected].
News Giro do Boi no Zap!
Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi 2.